Mais de 250 pessoas positivaram com COVID-19 em uma semana em Pato Branco.
Num único dia, 05 pessoas morreram em decorrência da doença. Medidas mais restritivas não estão descartadas.
Saúde
por Romeu Junior

Nesta semana, o Comitê Gestor de Resposta à Covid-19 de Pato Branco apresentou, em reunião extraordinária, os dados epidemiológicos entre os dias 08 e 14 de fevereiro, em relação à busca por atendimento (notificações), casos positivos e mortes em decorrência da doença no município. “Esse é o pior momento desde o início da pandemia”, salientou a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise.
Conforme os dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica, entre os dias 08 a 14 de fevereiro houve no município, 258 novos casos positivos, mais de 1.250 notificações e 02 óbitos. Na quinta-feira (18) um fato que chamou ainda mais a atenção das autoridades foram as mortes de 05 pessoas num único dia, segundo o boletim epidemiológico do município. Foram quatro homens e uma mulher com idades entre 40 e 95 anos de idade. O maior número de pessoas que positivaram em Pato Branco nos últimos dias está na faixa etária de 31 a 40 anos, seguida por pessoas de 21 a 30 anos. Ainda, foi frisado que os resultados dos exames demoram até sete dias para sair.
“Estamos intensificando as ações”, frisou a secretária, referente à preocupação em relação ao aumento dos números de casos. “Esse aumento é um reflexo de dias atrás, mas a gente precisa que a população se conscientize que estamos em um momento muito crítico da pandemia no município e que é necessário aderir os cuidados com responsabilidade”.
Na ocasião, também foi avaliada a evolução das medidas de enfrentamento adotadas no dia 12 de fevereiro, pelo decreto 8.854. Liliam também ressaltou que bares e restaurantes aderiram às medidas estabelecidas pelo decreto, porém há inúmeras denúncias em relação a aglomerações em residências particulares. “Isso não pode acontecer. Isso é um fator muito preocupante para o aumento do número de casos”.
As medidas decretadas no dia 12 de fevereiro permanecem. A circulação de pessoas em Pato Branco está proibida das 22h às 5h. Em bBares e restaurantes a lotação máxima é de 50% da capacidade do estabelecimento e o fechamento deve ser às 22h. O descumprimento acarretará na responsabilização civil e criminal dos infratores e aplicação de penalidades. O decreto pode ser acessado pelo link: http://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/DECRETO-No-8-854-DE-12-DE-FEVEREIRO-DE-2021-COVID-Funcionamento-V2-2.pdf.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Mais de 250 pessoas positivaram com COVID-19 em uma semana em Pato Branco. — Policlínica Pato Branco está no limite máximo do atendimento.](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2021/02/comunicado-policlinica.jpg)
Ainda segundo informações obtidas com as autoridades de saúde e de vigilância à saúde, não estão descartadas medidas restritivas mais severas no município se os números não baixarem. O decreto poderá ser alterado e uma situação de lockdown poderá ser colocada em prática uma vez que os leitos de UTI e de enfermaria estão lotados em todos os hospitais do município assim como a capacidade de atendimento nos prontos socorros.
Romeu Junior com Assessoria