Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de fevereiro de 2021
Rádios

Mais de 250 pessoas positivaram com COVID-19 em uma semana em Pato Branco.

Num único dia, 05 pessoas morreram em decorrência da doença. Medidas mais restritivas não estão descartadas.

Saúde

por Romeu Junior

COVIDE PB
Reunião extraordinária do Comitê Covid aconteceu no Largo da Liberdade em Pato Branco.
Publicidade

Nesta semana, o Comitê Gestor de Resposta à Covid-19 de Pato Branco apresentou, em reunião extraordinária, os dados epidemiológicos entre os dias 08 e 14 de fevereiro, em relação à busca por atendimento (notificações), casos positivos e mortes em decorrência da doença no município. “Esse é o pior momento desde o início da pandemia”, salientou a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise.

Conforme os dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica, entre os dias 08 a 14 de fevereiro houve no município, 258 novos casos positivos, mais de 1.250 notificações e 02 óbitos. Na quinta-feira (18) um fato que chamou ainda mais a atenção das autoridades foram as mortes de 05 pessoas num único dia, segundo o boletim epidemiológico do município. Foram quatro homens e uma mulher com idades entre 40 e 95 anos de idade. O maior número de pessoas que positivaram em Pato Branco nos últimos dias está na faixa etária de 31 a 40 anos, seguida por pessoas de 21 a 30 anos. Ainda, foi frisado que os resultados dos exames demoram até sete dias para sair.

“Estamos intensificando as ações”, frisou a secretária, referente à preocupação em relação ao aumento dos números de casos. “Esse aumento é um reflexo de dias atrás, mas a gente precisa que a população se conscientize que estamos em um momento muito crítico da pandemia no município e que é necessário aderir os cuidados com responsabilidade”.

Na ocasião, também foi avaliada a evolução das medidas de enfrentamento adotadas no dia 12 de fevereiro, pelo decreto 8.854. Liliam também ressaltou que bares e restaurantes aderiram às medidas estabelecidas pelo decreto, porém há inúmeras denúncias em relação a aglomerações em residências particulares. “Isso não pode acontecer. Isso é um fator muito preocupante para o aumento do número de casos”.

Publicidade
Publicidade

As medidas decretadas no dia 12 de fevereiro permanecem. A circulação de pessoas em Pato Branco está proibida das 22h às 5h. Em bBares e restaurantes a lotação máxima é de 50% da capacidade do estabelecimento e o fechamento deve ser às 22h. O descumprimento acarretará na responsabilização civil e criminal dos infratores e aplicação de penalidades. O decreto pode ser acessado pelo link: http://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/DECRETO-No-8-854-DE-12-DE-FEVEREIRO-DE-2021-COVID-Funcionamento-V2-2.pdf.

[Grupo RBJ de Comunicação] Mais de 250 pessoas positivaram com COVID-19 em uma semana em Pato Branco. — Policlínica Pato Branco está no limite máximo do atendimento.
Policlínica Pato Branco está no limite máximo do atendimento.

Ainda segundo informações obtidas com as autoridades de saúde e de vigilância à saúde, não estão descartadas medidas restritivas mais severas no município se os números não baixarem. O decreto poderá ser alterado e uma situação de lockdown poderá ser colocada em prática uma vez que os leitos de UTI e de enfermaria estão lotados em todos os hospitais do município assim como a capacidade de atendimento nos prontos socorros.

Romeu Junior com Assessoria

Publicidade