Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de abril de 2024
Rádios

Mais de 1,3 mil trabalhadores de Palmas tiveram contratos suspensos ou salários reduzidos

Economia

por Guilherme Zimermann

402634c6-93a1-411c-a440-6cd8e71f8a42
Publicidade

Mais de 1,3 mil trabalhadores de Palmas tiveram seus contratos de trabalhos suspensos ou salários e jornadas de trabalho reduzidos, através do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado pelo governo federal e que permite a realização de acordos entre trabalhadores e empresas para a manutenção de empregos durante a pandemia do novo coronavírus.

De abril até esta segunda-feira (27), 179 empregadores e 1.342 trabalhadores do município haviam firmado acordos através do programa, criado por meio de Medida Provisória e que, após aprovação pelo Congresso Nacional, foi convertido em Lei no inicio deste mês.

Através do programa, os contratos de trabalho podem ser suspensos por até 60 dias e salários e jornada de trabalho podem ser reduzidos pelo período de até 90 dias. Nestes casos, o governo paga um benefício emergencial ao trabalhador, com o objetivo de repor parte da redução salarial. A medida também visa reduzir as despesas das empresas no período em que estão com atividades suspensas ou reduzidas.

O número de acordos firmados em Palmas, até esta segunda-feira (27), foi de 1.651, sendo maior que o total de trabalhadores, visto que um mesmo trabalhador pode ter mais de um emprego e realizar mais de um acordo.

Publicidade
Publicidade

Do total de acordos, 431 foram de suspensão, 674 de redução de salários e jornada de 70%, 352 de redução de 50%, 183 de redução de 25% e 11 acordos realizados com trabalhadores que atuam em regime intermitente.

De acordo com o Ministério da Economia, dos acordos firmados em Palmas, 45 foram com trabalhadores com menos de 18 anos. A maior parte – 447 – foram com trabalhadores na faixa etária entre 30 e 39 anos.

[Grupo RBJ de Comunicação] Mais de 1,3 mil trabalhadores de Palmas tiveram contratos suspensos ou salários reduzidos — Acordos firmados em Palmas de acordo com a faixa etária dos trabalhadores (Fonte: Ministério da Economia)
Acordos firmados em Palmas de acordo com a faixa etária dos trabalhadores (Fonte: Ministério da Economia)

Entre os setores econômicos, a maior parte dos acordos foi firmado com trabalhadores do setor de serviços. Na sequência está a agropecuária, seguido pela indústria.

[Grupo RBJ de Comunicação] Mais de 1,3 mil trabalhadores de Palmas tiveram contratos suspensos ou salários reduzidos
Publicidade