Maioria dos agropecuaristas do Sudoeste estão insatisfeitos com serviços de energia ofertados na região
Pesquisa encomendada pela FAEP aponta que mais de 60% dos agropecuaristas estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos.
Agricultura

Mais de 60% dos agropecuaristas da região Sudoeste do Paraná estão insatisfeitos com os serviços de energia elétrica que são prestados em suas propriedades. É o que aponta pesquisa encomendada pela Federação da Agricultura do Estado (FAEP).
O levantamento foi conduzido pelo Instituto Paraná Pesquisas, que entrevistou 514 agropecuaristas de todo o Estado, entre os dias 26 de fevereiro e 14 de março. Na região Sudoeste, que representa 13,8% das ligações, foram realizadas 71 entrevistas, o que atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 11,9 pontos percentuais.
Entre os agricultores sudoestinos, quase 50% informaram que suas propriedades não estão conectadas à rede trifásica. Em relação aos serviços de energia elétrica, 64,8% disseram estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos. Outros 19,7% afirmaram estar satisfeitos e 15,5% demonstraram indiferença. Sobre a estabilidade na oferta de energia, 7% disseram estar satisfeitos, enquanto mais de 71% estão insatisfeitos.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Maioria dos agropecuaristas do Sudoeste estão insatisfeitos com serviços de energia ofertados na região](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2024/03/pesquisa-faep1.jpg)
Somente no último ano, as propriedades rurais de 46,5% dos agropecuaristas entrevistados sofreram com falta de energia mais de 20 vezes. Outro dado apurado é que apenas 20% dos produtores contam com fontes alternativas de energia, sendo 13% gerador e 7% painéis solares. Os outros 80% informaram não terem fontes alternativas.
O tempo de restabelecimento da energia após quedas demora mais de 5 horas para 56,3% dos entrevistados. Outros 31% informaram que leva de 2 a 5 horas. Queima de equipamentos e perda de produção foram prejuízos causados pela queda da energia, citados pelos agricultores.
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Em relação ao contato com a Copel (Companhia Paranaense de Energia) para a resolução de problemas, 62% dos entrevistados disseram que o contato é fácil. Para 32%, é difícil. Sobre as informações constantes na conta de luz, 50% disseram estar satisfeitos com a clareza dos dados.
Para 72% dos agropecuaristas do Sudoeste, os valores cobrados pela Copel estão elevados; 21% consideram os valores adequados; 2,8% afirmam que a conta está barata; e 4,2% não souberam opinar.