Maio Laranja reforça alerta contra abuso infantil e crimes virtuais em Beltrão
Rede de proteção intensifica ações e orienta população sobre sinais e denúncias
RBJ TV e Especial Publicitário
por Deise Bach
Francisco Beltrão intensifica neste mês as ações da campanha Maio Laranja, voltada ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização reúne órgãos da rede de proteção, escolas e comunidade para ampliar a conscientização e fortalecer os canais de denúncia no município.
Com o lema “Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha busca orientar famílias e educadores sobre os sinais de violência e a importância da denúncia precoce. Um dos principais focos deste ano é o aumento dos casos envolvendo crimes cibernéticos e o uso das redes sociais para exploração de crianças e adolescentes.
Durante entrevista à Rádio Onda Sul, representantes da rede de proteção destacaram que Francisco Beltrão possui atendimento especializado para acolher vítimas e acompanhar os casos. O Conselho Tutelar segue como porta de entrada das denúncias e mantém atendimento em regime de plantão 24 horas.
Outro destaque é o serviço de Escuta Especializada, implantado no município para evitar a revitimização de crianças e adolescentes durante o processo de atendimento. Desde a criação do serviço, mais de mil atendimentos relacionados à violência sexual já foram realizados.
A campanha também promove mobilizações em bairros, palestras em escolas, universidades e ações de conscientização em espaços públicos para orientar a população sobre sinais de alerta, como mudanças bruscas de comportamento, isolamento, queda no rendimento escolar e alterações emocionais.
As denúncias podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar ou pelo Disque 100, de forma anônima e sigilosa.
A entrevista completa está disponível em vídeo ao final desta matéria.