Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

LIRAa mostra infestação do Aedes controlada em Francisco Beltrão

Saúde

por Angela Maria

DENGUE
Publicidade

Neste mês de setembro a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou o 5º LIRA (levantamento rápido do índice de infestação) que mede a incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O resultado foi 0,8%, considerado de baixo risco. No levantamento anterior, realizado em julho, o índice foi 0,7%, o que demonstra a estabilidade do controle.

Foram encontrados focos do aedes nos bairros Cristo Rei, Marrecas, Jardim Seminário e Luther King, principalmente em vasos de flores, barris, panelas, caixas d’água e carcaças de máquinas de lavar roupas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, “mesmo com a obtenção do índice aceitável é preciso intensificar as ações de remoção dos criadouros nas residências e nos ambientes de trabalho”.

“Não somente agora que possuímos uma mudança climática favorável ao aumento do mosquito, mas devemos ter este hábito como uma rotina o ano todo”, afirma Manoel. Ele fala ainda que o fumacê leve tem sido aplicado de forma restrita em todo o Paraná. “Atualmente estamos desabastecidos do insumo, que é de competência Federal”, explica o secretário. Até o momento foram notificados 291 casos como suspeitos de dengue em Francisco Beltrão, sendo que 263 descartados e 13 confirmados, sendo 06 autóctones e 07 importados.

 

Publicidade
Publicidade

Confira a matéria na íntegra com a diretora do setor de Vigilância em Saúde de Beltrão, Andréa de Almeida:

Fonte: Assessoria.

Publicidade