Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Lei anti álcool é aprovada na Câmara de Vereadores

GeralSaúdeSegurança

por redação

Publicidade

Um Projeto de Lei de iniciativa do vereador José Adair Brizola (PSL)foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (05). A votação em redação final será na próxima segunda-feira (11). A Lei proíbe no âmbito do município de Francisco Beltrão, de qualquer forma, inclusive promocional, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer local público, de uso coletivo, independentemente de sua natureza, no qual o Poder Público detenha suas titularidades patrimoniais, sejam responsáveis por suas administrações, bem como nas vias e logradouros públicos.

A proibição não inclui os eventos realizados em locais públicos com a devida autorização para consumo de bebidas alcoólicas expedidas pelo Poder Público Municipal e no entorno dos bares, quiosques, lanchonetes, restaurantes e casas de eventos, compreendendo as áreas de atendimento destes estabelecimentos nos limites determinados pelo Poder Público e desde que a bebida seja proveniente do mesmo.

Entende-se como locais públicos, com a responsabilidade da administração pública municipal as avenidas; parques públicos;  ruas e alamedas;  praças públicas;  rodovias; ciclovias;  passeios públicos;  caminhos e passagens;  pontes e viadutos;   canteiros centrais das avenidas;  entorno dos espaços esportivos públicos, como campos de futebol e ginásios de esportes;  repartições públicas e adjacências e demais espaços públicos a ser definido em regulamento próprio baixado pelo Poder Executivo Municipal.

Se for constatado o descumprimento da Lei, na primeira abordagem, de forma educativa, o agente responsável pela fiscalização comunicará o infrator sobre a proibição prevista nesta Lei. Em caso de recusa ou desobediência, de forma punitiva, será feita a apreensão da bebida alcoólica e aplicada multa, bem como outras medidas penais cabíveis, além da lavratura do termo circunstanciado pela autoridade policial. Caberá ao Poder Executivo, na regulamentação da Lei, estabelecer as sanções administrativas com os valores das multas, assim como determinar a responsabilidade por sua desobediência.

Publicidade
Publicidade

Os valores arrecadados com multas aplicadas em relação às infrações cometidas serão destinados para ações educativas de prevenção, orientação, recuperação e tratamento de crianças, jovens e adultos. A fiscalização da Lei será exercida pelo Poder Executivo Municipal, que também fica autorizado a firmar convênio de cooperação técnica com as polícias Civil e Militar a fim de colaborar na fiscalização e demais ações necessárias ao cumprimento da Lei.

Conforme o vereador Brizola, a medida visa reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e conscientizar a população sobre os riscos que o uso do álcool traz para a saúde, principalmente entre os jovens. Para ele, é uma forma de preservar a vida e a saúde dos jovens e demais cidadãos. O impacto principal com a redução no consumo de bebida alcoólica será percebido nos acidentes de trânsito, já que grande parte das ocorrências envolvem motoristas embriagados.

Publicidade