Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de abril de 2024
Rádios

Legião de Maria celebra 100 anos de evangelização

A Comissão Diocesana da Legião de Maria definiu as atividades em ação de graças pelo trabalho das legionárias.

Religião

por Luiz Carlos

1
Publicidade

 A Legião de Maria celebrará 100 anos em setembro de 2021, desde sua fundação em Dublin – Irlanda e sua propagação no mundo. O centenário é uma oportunidade para recordar a história e o legado deixado por muitos legionários, assim como uma oportunidade para estender essa oferta a muito mais pessoas cuja vida poderiam ser grandemente enriquecidas.  Acima de tudo, será oportuna ação de graças a Deus e à Nossa Senhora pelas inúmeras graças derramadas sobre nós e sobre todos os espaços de missão por onde se estabeleceu ou passou a Legião. Na sua igreja tem um grupo de legionárias? Talvez não tenha percebido, pois o carisma dessas almas devotas é semelhante ao trabalho das formiguinhas que silenciosamente se fazem presentes na fidelidade às suas práticas devocionais que lhes dá o título de exército de Maria.

Depois de muitas reuniões e diante de tantas incertezas geradas pela pandemia e considerando que ainda não será possível aglomerações, a Comissão Diocesana se reuniu e definiu:1) Em cada Paróquia, onde há grupo de legionárias, que sejam organizados momentos de oração preparatória próxima como a celebração de um tríduo. Posteriormente será enviado uma sugestão de celebração.

2)  Incentivar que se acompanhe pelo canal do YouTube da Diocese a transmissão do evento Oficial de caráter diocesano, no dia 11 de setembro, no horário das 14h às 16h. Será celebrada a história e o começo da Legião de Maria na Diocese com alguns testemunhos dentre os incontáveis benefícios deste apostolado mariano na vida da Igreja e de tantas pessoas.

A equipe de coordenação do Centenário conclama às legionárias e padres diretores espirituais para que nos unamos em oração para render graças pelo bem que a Legião alcançou no mundo desde a sua fundação por um jovem funcionário público, o Servo de Deus Frank Duff, hoje em processo de beatificação. Nomes importantes foram também Edel Quinn, responsável pela expansão da fé católica e a devoção na África e Afonso Lambe, missionário Irlandês que passou seus últimos dias na Argentina, falecendo com apenas 27 anos e foi o responsável por difundir a legião na Argentina.

No Brasil, a associação surgiu ainda em 1950, porém só em 24 de outubro de 1951 obteve o reconhecimento oficial do então Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. Desde sua chegada até hoje, a legião de Maria tem uma presença admirável de oração, ação silenciosa e humilde, como fermento na massa.

A Coordenação Diocesana da Legião de Maria tem como assessor o Pe. Irineu Caus, Pároco da Paróquia São Francisco de Salles, em Mariópolis.

 

 

Publicidade