Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

Lagoão abriga 20% da população de Palmas

Bairro tem quase 9,2 mil habitantes. Dados foram levantados com exclusividade pelo Jornalismo da Rádio Club.

Geral

por Guilherme Zimermann

DSC_0218
Foto: Arquivo/Rádio Club
Publicidade

O bairro Lagoão abriga quase 20% da população de Palmas. Se fosse um município, o Lagoão ficaria à frente de 20 municípios do Sudoeste do Paraná em número de habitantes. As informações foram apuradas com exclusividade pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club, com base em dados do Censo 2022.

Recentemente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos e dados agregados por setores censitários preliminares. A partir do cruzamento destas bases, o Departamento de Jornalismo da Rádio Club conseguiu levantar os dados de população dos bairros de Palmas.

Dos 48.247 habitantes de Palmas, 9.171 pessoas, cerca de 19%, moram no bairro Lagoão, seguindo historicamente como o bairro mais populoso. Comparado à população dos municípios do Sudoeste Paranaense, o Lagoão é maior que 20 municípios da região. Se fosse um município da região, o bairro seria o 23º em população, pouco atrás de São Jorge D’Oeste, que tem perto de 9,4 mil habitantes. Em nível nacional, o Lagoão é maior que 2.380 municípios em termos populacionais.

[Grupo RBJ de Comunicação] Lagoão abriga 20% da população de Palmas

O 2º bairro mais populoso de Palmas é o Centro, com 5,5 mil moradores. O São José soma quase 3,8 mil e o São Francisco mais 3,6 mil. Fechando o ranking dos cinco maiores bairros está o Alto da Glória, com 2,7 mil habitantes.

Na outra ponta, a Área Industrial é o menor bairro em população, com 117 moradores. Aeroporto, Fortunato, Pitanga e Dissenha ficam entre os bairros menos populosos do município.

Publicidade
Publicidade
Publicidade