Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de janeiro de 2021
Rádios

Justiça Eleitoral preocupada com baixo número de registros de candidaturas

Política

por Guilherme Zimermann

urnaeleitoral
Publicidade

O prazo para os partidos realizarem as convenções que oficializariam os candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano terminou na última quarta-feira (16), mas a demora das legendas em apresentares os pedidos de registro dos concorrentes está preocupando a Justiça Eleitoral.

O prazo oficial termina no sábado (26), mas o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná alerta para o risco de sobrecarga nos sistemas caso os partidos deixem para última hora. Em Palmas, por exemplo, as convenções partidárias aprovaram nove pré-candidaturas a prefeito, uma já declinada, e mais de 120 pré-candidatos à vereador.

Porém, até as 09h desta quarta-feira (23), consta no sistema de divulgação de candidaturas, apenas um registro de pré-candidato a prefeito, um a vice e 10 nomes de pré-candidatos ao Legislativo.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, pediu que os partidos não deixem o registro para o último dia, a fim de evitar problemas, uma vez que nestas eleições, há um sistema novo em operação, centralizado no Tribunal Superior Eleitoral.

Publicidade