Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de janeiro de 2021
Rádios

Justiça Eleitoral da Comarca de Chopinzinho inicia trabalhos com vistas as eleições de outubro

Política

por Evandro Artuzzi

6cd5015a-d449-4ea9-a5b6-d133cb926dfb
Publicidade

Apesar de ainda estarmos no mês de janeiro, a Justiça Eleitoral já deu início aos trabalhos visando as eleições municipais de 4 de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros. Em entrevista à Extra FM, a chefe do cartório eleitoral da 103ª Zona Eleitoral da Comarca de Chopinzinho, Luciane Neis, falou sobre os trabalhos em andamento nesse começo de 2020. Segundo ela, no momento está aberta a seleção de voluntários para atuar nas sessões eleitorais.

[Grupo RBJ de Comunicação] Justiça Eleitoral da Comarca de Chopinzinho inicia trabalhos com vistas as eleições de outubro — Luciana Neis, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Chopinzinho. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM
Luciana Neis, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Chopinzinho. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM

Os interessados já podem fazer a inscrição junto ao Cartório Eleitoral, que fica no Bairro São Sebastião, ou então acessar o sitio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para se habilitar. Um dos critérios para a inscrição é não manter vinculo com siglas partidárias. Luciana lembra que os voluntários, como o próprio nome já diz, não recebem pelo serviço, apenas terão ajuda de custo no dia da eleição.

Entretanto, poderão usufruir de algumas vantagens, como, a isenção em inscrições de concurso público no Estado do Paraná e, no caso da comarca, em Chopinzinho e Saudade do Iguaçu, onde foram aprovadas leis especificas com essa finalidade. Luciana Neis ainda destacou algumas facilidades para regularização da situação eleitoral. No caso de transferências de títulos, o eleitor não precisa mais ir até o Fórum Eleitoral da cidade onde vota. A partir desse ano esse serviço é realizado em qualquer Fórum Eleitoral do Estado. Por exemplo, se o eleitor vota em Chopinzinho ele poderá regularizar sua situação comparecendo ao Fórum Eleitoral de Curitiba, ou ao contrário, desde que comprove a residência.

No caso de novos eleitores, os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição podem fazer o título eleitoral. Luciana lembra ainda que a regularização da situação eleitoral ou confecção de títulos novos pode ser feita até o dia 6 de maio. Quanto ao número de eleitores na Comarca de Chopinzinho, ressaltou que deve superar os 20 mil. Desses, aproximadamente 17 mil eleitores em Chopinzinho e outros 4 mil em Saudade do Iguaçu.

Publicidade
Publicidade

Ouça a entrevista… 

Publicidade