Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de abril de 2021
Rádios

Javalis deixam rastro de destruição no Oeste de Santa Catarina

Agricultura

por Guilherme Zimermann

66886c88-2ce2-47fb-93e9-d07c565e856c
Publicidade

Policiais Militares ambientais, produtores rurais e caçadores licenciados que integram o Projeto Piloto de Controle de Javalis e Javaporcos, realizaram nesta quinta-feira (16), uma vistoria em propriedades agrícolas de Ponte Serrada, Oeste de Santa Catarina, que sofrem com ataques de javalis.

[Grupo RBJ de Comunicação] Javalis deixam rastro de destruição no Oeste de Santa Catarina — Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Os maiores prejuízos são contabilizados nas lavouras de milho, que, em algumas localidades, chegam a ter 10% da produção perdida por conta dos danos causados pelos animais.

Várias regiões do Estado Catarinense têm registrado prejuízos, porém, é impossível mensurar em valores reais, assim como não é possível estimar a população de javalis na região, por conta da sua reprodução acelerada.

Além dos prejuízos nas lavouras, outra preocupação é com a transmissão de doenças para granjas de suínos na região. Outro ponto que toma atenção das autoridades é com a atuação de caçadores ilegais, sem registros e qualificações, que acabam cometendo crimes como porte ilegal de arma de fogo, caça predatória ilegal, entre outras ocorrências.

Publicidade