Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de junho de 2026
Rádios
Publicidade

Itaipu investirá R$ 102 milhões em energia solar para universidades e institutos do PR e MS

Projeto vai atender 91 campi e pode gerar economia anual de quase R$ 10 milhões em energia

Economia

por Deise Bach

WhatsApp Image 2026-05-22 at 11.13.32
Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu
Publicidade

A Itaipu Binacional oficializou nesta quinta-feira a assinatura dos planos de ação para implantação de sistemas de energia fotovoltaica em 15 instituições públicas de ensino superior e técnico do Paraná e Mato Grosso do Sul. O investimento total será de aproximadamente R$ 102 milhões.

O projeto faz parte do edital IPES/2025, criado para fortalecer instituições públicas de ensino por meio da geração de energia renovável, com foco em sustentabilidade, transição energética e melhoria da infraestrutura acadêmica e científica.

Ao todo, 91 campi serão contemplados. A expectativa é de que a iniciativa gere uma economia anual próxima de R$ 10 milhões nas contas de energia das instituições.

O projeto prevê a instalação de 16,5 megawatts (MW) em painéis solares, ocupando uma área equivalente a cerca de oito campos de futebol. Dos recursos investidos, R$ 53,8 milhões serão destinados à implantação dos sistemas fotovoltaicos, R$ 22,8 milhões para melhorias na infraestrutura elétrica dos campi e R$ 25,3 milhões para aquisição de equipamentos de pesquisa em 39 laboratórios universitários.

Do valor total, R$ 82 milhões serão aplicados em municípios do Paraná e R$ 20 milhões em cidades do Mato Grosso do Sul. As universidades federais receberão cerca de R$ 63,5 milhões, enquanto instituições estaduais e uma municipal dividirão aproximadamente R$ 38,5 milhões.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, afirmou que o projeto permitirá economia significativa para as universidades, possibilitando maior investimento em ensino, pesquisa e extensão.

Já o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, destacou que os recursos economizados poderão ser aplicados em assistência estudantil e permanência de alunos nas universidades.

Outro destaque do edital é o investimento em pesquisa voltada à energia limpa e armazenamento energético. Segundo Carlos Carboni, cerca de 25% dos recursos serão destinados à criação e melhoria de laboratórios especializados na área.

A deputada federal Gleisi Hoffmann também participou da cerimônia e ressaltou o papel social e econômico da Itaipu no fortalecimento da educação pública e da pesquisa científica.

Com a assinatura dos planos de ação, as instituições poderão iniciar agora os processos licitatórios para contratação dos serviços. A gestão e fiscalização dos recursos serão feitas pela Caixa Econômica Federal.

Entre as instituições beneficiadas estão a Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná e a Universidade Federal da Fronteira Sul, além de outras universidades estaduais, federais e institutos técnicos dos dois estados.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade