Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de janeiro de 2022
Rádios

Invasão de animais no IDR em Palmas prejudica pesquisas em fruticultura

Presença frequente dos animais ocasionou a perda de importantes pesquisas em maçã e oliveiras.

Cotidiano

por Ivan Cezar Fochzato

gado
Publicidade

A invasão por animais na área IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural, antigo IAPAR, em Palmas, está ocasionando elevados danos e prejudicando o curso das pesquisas em fruticultura. O problema tem sido recorrente, conforme registros desta quinta-feira(14), onde pelo menos trinta cabeças de gado pastam nas áreas de experimentos.

[Grupo RBJ de Comunicação] Invasão de animais no IDR em Palmas prejudica pesquisas em fruticultura

Conforme, Wilson Schveiczrski, que conduz todas as pesquisas,  são contabilizados muitos estragos nas plantas utilizadas para o desenvolvimento de novas variedades de maçã e, principalmente, nas oliveiras. “São plantas sensíveis e anos de pesquisa, sendo destruídos em segundos”, lamenta.

[Grupo RBJ de Comunicação] Invasão de animais no IDR em Palmas prejudica pesquisas em fruticultura

O pedido é que o proprietário retenha os animais em sua propriedade sob pena de sofrer medidas administrativas severas a fim de preservar a integridade das plantas e os locais onde são desenvolvidos todos os experimentos.

Explicou Schveiczrski que os campos de experimentação devem ser altamente preservados até mesmo da presença humana, podendo ingressar no local apenas os profissionais e pesquisadores que desenvolvem  minuciosa análise  e observação do desenvolvimento das cultivares. “ Estamos vendo todo trabalho de pesquisa, dedicação  e recursos sendo desperdiçados, pela omissão de quem que deveria cuidar de sua propriedade”, lamentou.

Publicidade