Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de janeiro de 2025
Rádios
Publicidade

Instituto Santa Pelizzari pede revogação de processo para transferir contrato da prefeitura para o Estado

Direção do hospital afirma que mudança não traria acréscimos ao contrato que é mantido atualmente com o município.

Saúde

por Guilherme Zimermann

hospital_santa_pelizzari
Foto: Divulgação/Instituto Santa Pelizzari
Publicidade

O Instituto Santa Pelizzari pediu a revogação do processo que transferiria seu contrato de serviços hospitalares para a Secretaria da Saúde do Paraná, permanecendo com o contrato vigente com a prefeitura de Palmas. O assunto foi tratado pela direção do hospital em reunião do Conselho Municipal de Saúde nesta terça-feira (10).

Em fevereiro deste ano, a prefeitura de Palmas e o Instituto assinaram um novo contrato, com validade até 1º de março de 2025, havendo um acordo para que dentro deste período, ocorresse uma transição para que o Instituto deixasse de ter o contrato com a prefeitura e passasse a ter um contrato exclusivo com o governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde.

A justificativa era de que a transferência do contrato para o Estado, abriria possibilidade da captação de novos recursos e investimentos, implementando novos serviços hospitalares.

Iniciado o processo, que envolve a anuência de órgãos da saúde, em setembro foi anunciado que a transição do contrato estava sendo finalizada. Porém, nesta terça-feira (10), durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, a diretoria do Instituto Santa Pelizzari informou que não ocorreram avanços e nem a formalização de um contrato com a Secretaria de Estado da Saúde.

Em uma reunião entre a presidência do Instituto e a direção da Secretaria da Saúde do Paraná, chegou-se à conclusão de que o contrato com o Estado não traria acréscimos ao que o Instituto já mantém com a prefeitura, sendo a única diferença a forma da transferência dos recursos, que deixaria de ser repassado para a prefeitura efetuar o pagamento ao hospital, sendo transferido diretamente do Estado para o Instituto.

Conforme a direção do hospital, a própria Secretaria de Estado sugeriu que fosse mantido o contrato com a prefeitura, sendo encaminhada agora a revogação do processo, para que se mantenha o contrato entre hospital e município, não havendo qualquer mudança nos atendimentos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Relembre:

Instituto Santa Pelizzari e prefeitura de Palmas iniciam processo para transferência de contrato ao governo do Estado

Secretaria de Saúde de Palmas e Instituto Santa Pelizzari encaminham conclusão de transferência de contrato para o Estado

Publicidade
Publicidade
Publicidade