O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) prorrogou o prazo para abertura de propostas da licitação para revitalização do trecho da PRC-280 entre Palmas e o Trevo do Horizonte.

De acordo com o órgão, a data de abertura das propostas, que estava marcada inicialmente para o dia 26 de novembro, foi prorrogada para 15 de dezembro, às 09h.

O projeto consiste, em síntese, pela restauração do pavimento existente. A rodovia está em pavimento flexível, e deverá ser restaurada com pavimento rígido, pelo método whitetopping, que consiste no recapeamento de pavimentos asfálticos com concreto de cimento.

No edital de abertura do processo licitatório, consta a informação de que foi elaborado estudo comparativo entre as possíveis soluções de restauração. Considerando a restauração em pavimento asfáltico nas pistas e acostamentos do trecho, o custo estimado ficou em torno de R$160.000.000,00. Como a rodovia encontra-se deteriorada seria necessário a reconstrução total ou parcial das camadas de sub-base, base e revestimento ou o método de reciclagem completa das camadas.

Por outro lado, aponta o DER, na solução em pavimento de concreto, é possível utilizar as camadas existentes da pista como base, executando reforço apenas nas áreas de acostamentos. Neste tipo de solução, considerando a execução da placa de concreto nas pistas e acostamentos, o custo estimado para a restauração do trecho é em torno de R$120.000.000,00.