Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de setembro de 2021
Rádios

IFPR Palmas e EISPAL realizarão Gincana Junina

Educação e Cultura

por Guilherme Zimermann

Festas-juninas-em-Porto-Alegre-para-levar-as-crianças
Publicidade

Por Lucas Moraes – Os cursos de Pedagogia e Direito do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná estão desenvolvendo o projeto de extensão “Educação em Direitos Humanos: a inserção da criança nesse debate através de jogos e brincadeiras”.

De acordo com professora do curso de Pedagogia, Marcia de Campos Biezek, o projeto já está desenvolvendo algumas ações como a formação de professores e atividades pedagógicas como brincadeiras com as crianças relacionadas aos direitos humanos. Além da parceria entre os cursos do Instituto, o projeto de extensão também possui parceria com outras instituições, como na Escola de Integração Social de Palmas (Eispal), onde é desenvolvido o projeto de Contação de Histórias.

A diretora da Eispal, irmã Marlene Rozeng, destaca que essas parcerias são fundamentais, pois nem sempre a escola tem recursos suficientes para desenvolver tais projetos sozinho. A irmã também destaca que essa atividade tem feito muito sucesso com os alunos e que nesse período de isolamento devido a pandemia do coronavírus, a atividade começou a ser feita por vídeo transmitido por canal do YouTube, ajudando as crianças não perder o vínculo com a instituição.

Através da Contação de Histórias, os coordenadores do projeto de extensão do IFPR Palmas em parceria com a Eispal, tiveram a ideia de realizar a Gincana Junina. Este ano as atividades referentes as tradicionais festas juninas não poderão ocorrer como eram feitas nos anos anteriores por conta do isolamento social, porém essa atividade será feita por meio das mídias sociais onde todas as crianças estudantes de Palmas poderão participar sem sair de casa de casa.

Publicidade
Publicidade

Conforme relata o professor Paulo Vinicius Vasconcelos de Medeiros, essa atividade irá enquadrar questões da cultura junina em seus desafios, onde os alunos deverão postar fotos de comidas ou bebidas típicas da festa no dia 13 de junho, também postar foto de si mesmo vestido a caráter no dia 20 e no dia 24 de junho a postagem deverá ser de um vídeo cantando e dançando músicas de festa junina. Estas postagens devem ser feitas no Facebook e os pais dos alunos devem marcar o perfil da Eispal para estarem concorrendo a brindes que serão sorteados durante uma Live no dia 27 de junho. Além dos sorteios, durante a Live, que será transmitida pelo Facebook da Escola, serão realizadas brincadeiras juninas, com canções típicas da festa. Salienta a organização, que durante a Live serão adotadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus, com o uso de máscaras e distanciamento.

Publicidade