Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de março de 2021
Rádios

IBGE abre inscrições para Processo Seletivo

Em Chopinzinho, são ofertadas 21 vagas no total.

Geral

por Edson Zuconelli

Publicidade

Com a chegada do Censo 2021, que foi cancelado no ano de 2020 em função da pandemia de coronavírus, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com inscrições abertas em novo Processo Seletivo Simplificado. Em Chopinzinho, são ofertadas 21 vagas no total.

Para os cargos de Agente Censitário Municipal (1 vaga) e Agente Censitário Supervisor (2 vagas) as inscrições estão abertas até o dia 15 de março. Para o cargo de recenseador (18 vagas), as inscrições vão de 23 de fevereiro a 19 de março. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Cebraspe.

O salário é de R$ 2.100,00 para o cargo de Agente Censitário Municipal e de R$ 1.700,00 para Agente Censitário Supervisor. Para o cargo de Recenseador, a remuneração será por produtividade, calculada com base em critérios relacionados às visitas aos domicílios (número de unidades visitadas, taxa de remuneração dos setores censitários, número de questionários respondidos e número de pessoas recenseadas).

A data da prova para os cargos de ACM e ACS está prevista para 18 de abril e para o cargo de Recenseador em 25 de abril. O resultado final dos PSSs deve ser divulgado no dia 27 de maio.

Publicidade
Publicidade

Cargos

O Recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Em contato direto com o público, ele representa o IBGE para a sociedade. Não exige horário fixo, mas deve-se cumprir jornada semanal de pelo menos 25 horas, que podem ser distribuídas inclusive nos feriados e finais de semana.

O Agente Censitário Municipal (ACM) gerencia o Posto de Coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico 2021, estará à frente de dois tipos de ações: administrativas (que são relativas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais do Posto de Coleta); e técnico-operacionais, nas quais desempenha o papel de gestor de uma equipe de Agentes Censitários Supervisores e Recenseadores em que acompanhará e orientará a Coleta de Dados.

O Agente Censitário Supervisor exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas de informática e administrativas. Está subordinado ao Agente Censitário Municipal. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os Recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

Publicidade
Publicidade

Para o cargo de Recenseador, a convocação para o treinamento e contratação está prevista para o mês de julho de 2021. Para essa função, o contrato tem previsão de duração de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo e na disponibilidade de recursos orçamentários. Já para os cargos de ACM e ACS, a previsão de contratação é para 31 de maio e a duração do contrato é de até 5 meses, podendo ser prorrogado.

Medidas de segurança para o Censo Demográfico 2021

Protocolos de saúde serão aplicados em todas as etapas da operação censitária, incluindo processos seletivos, treinamento, ocupação de postos de coleta, visita aos domicílios, transporte e armazenamento de insumos. (Fonte: Assessoria).

Publicidade