Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de dezembro de 2024
Rádios
Publicidade

Hospitais filantrópicos lançam movimento para chamar atenção sobre crise no setor de saúde

Crise é ocasionada pela defasagem dos valores de procedimentos médicos pagos pelo Sistema Único de Saúde.

RBJ TV e Especial PublicitárioSaúde

por Guilherme Zimermann

Movimento-Chega-de-Silencio
Publicidade

As Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o Brasil enfrentam uma grave crise financeira, ocasionada pela defasagem dos valores de procedimentos médicos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A situação levou os estabelecimentos a encamparem o movimento “Chega de Silêncio”, que busca alertar a sociedade e os órgãos governamentais sobre o problema.

De acordo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR), as dificuldades ocorrem desde a institucionalização da Tabela SUS, documento que prevê valores de remuneração para procedimentos médicos. Atualmente, a falta de atualização da tabela, gera um desequilíbrio econômico e financeiro de R$10,9 bilhões por ano às instituições hospitalares filantrópicas.

Essa realidade é vivenciada também pelo Instituto Santa Pelizzari, de Palmas, Sul do Paraná. Conforme o assessor jurídico do hospital, o advogado Carlos Alexandre Lorga, em entrevista à Rádio Club FM, de todos os procedimentos realizados pela unidade, mais de 70% são oriundos do Sistema Único de Saúde e o restante são atendimentos particulares ou através de planos de saúde privados.

No entanto, no aspecto financeiro há uma inversão nestes números, com quase 70% das receitas provenientes dos procedimentos particulares e apenas 30% pagos pelo SUS.

Destaca o advogado que essa situação já se estende há muitos anos, visto que a última atualização da Tabela SUS, ou SIGTAP (Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS), ocorreu há 15 anos. Porém, o cenário atual tem se agravado, obrigando as instituições hospitalares a chamar atenção da sociedade e do governo sobre o assunto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade