Francisco Beltrão tem cerca de 33 hidrantes segundo o Corpo de Bombeiros
Hidrante próximo de incêndio no centro foi fundamental para controle rápido do fogo
Cotidiano
por Vitor Manoel

Na tarde da última segunda-feira (10), um incêndio atingiu um prédio próximo de um posto de combustíveis, na região central de Francisco Beltrão.
Em pouco tempo, o Corpo de Bombeiros, com apoio de bombeiros da unidade da Cidade Norte e três caminhões de combate a incêndio, chegou no local e fez o controle do fogo e rescaldo.
O Sargento Douglas Luiz destacou que o hidrante fui fundamental na ocorrência. Ele ainda falou sobre os números de hidrantes em Francisco Beltrão e sobre a verificação e manutenção deles.
“Nós temos aqui, na cidade de Beltrão, cerca de 33 hidrantes onde anualmente a gente faz uma uma verificação, uma sinalização deles, verificar se ele está com a pressão adequada tanto para combate nosso de incêndio, que é uma pressão muito maior do que o uso de residência normal, e dentro dessa verificação, a gente já começou o mês passado novamente esse ano, provavelmente até o mês que vem a gente finaliza essa esse levantamento dos hidrantes”.
Essa verificação é importante para garantir o bom funcionamento dos hidrantes e evitar que as equipes precisem se deslocar a um outro hidrante ou até mesmo para o quartel. O Sargento explica o uso da água no combate do incêndio e como ter esse aparelho no local agilizou os trabalhos:
“nós fomos com três caminhões para fazer esse combate, um caminhão com 10.000 litros e dois caminhões com 5.000 litros, então teria 20.000 litros à disposição nossa pro incêndio. No total ali da ocorrência, a gente deve ter gastado cerca de 35.000 a 40.000 litros. Se a gente não tivesse colocado o hidrante, a gente teria que ter feito provavelmente mais umas seis ou oito viagens com o caminhão, vim até um hidrante mais próximo ou até o quartel mesmo, abastecer e voltar lá, então a gente teria perdido mais tempo”.
O bombeiro ainda fez um pedido para que a população evite obstruir o acesso aos hidrantes, principalmente com a questão de estacionamento de veículos:
“A gente pede que a população beltronense, que verifica em algum poste que tem uma pintura vermelha e amarela, que é nossa identificação dos hidrantes, cuida que próximo ali deve ter um hidrante de recalque. O hidrante de recalque é aquele hidrante que fica no chão, no solo. Cuida para não colocar um estacionamento de carros em cima, ou colocar um caminhão estacionado, que essa nossa tampa é uma tampa de ferro, mas a estrutura lateral é frágil, então ela pode quebrar muitas vezes, danificando o hidrante, dificultando e, muitas vezes, até impedindo a gente de conseguir fazer acionamento daquele hidrante que tá ali no solo”.
Além de estarem em pontos estratégicos os hidrantes são sempre sinalizados, justamente para evitar que o acesso seja bloqueado.