Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Hemonúcleo de Pato Branco destaca importância da doação de sangue

Neste dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Saúde

por Guilherme Zimermann

441d903f-sangue-2048×1466
Foto: AEN
Publicidade

Nesta segunda-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador do Sangue. O objetivo da data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas.

A coordenadora do Hemonúcleo de Pato Branco, Silvia Acosta, ressalta que qualquer pessoa pode fazer doação, desde que atenda a requisitos básicos. Ela salienta que a unidade patobranquense atende a toda a região, pontuando alguns dados sobre as coletas realizadas diariamente.

Conforme ela, a unidade busca manter uma média diária de 20 bolsas de 450 milímetros cada coletadas. Para realizar a doação, a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, portar documento oficial com foto e ter mais de 52 quilos.

Salienta que neste momento as coletas estão centralizadas em Pato Branco, não sendo mais realizadas campanhas de coleta nos municípios, como ocorriam até certo tempo.

Publicidade
Publicidade

Outro ponto destacado pela coordenadora é que as pessoas que já contraíram a Covid-19 e atingiram plena recuperação, são incentivadas a doar sangue, de onde é extraído o chamado plasma hiperimune, material que é utilizado para o tratamento de pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus e estejam no início dos sintomas, ainda no quadro leve.

A injeção de plasma já com os anticorpos de quem se recuperou da infecção permite a criação de uma barreira protetora em quem recebe o sangue. Ouça no player abaixo:

Publicidade