Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de junho de 2026
Rádios
Publicidade

Governo cobra devolução de R$ 1,2 milhão pagos indevidamente através do Auxílio Emergencial na microrregião de Palmas

428 famílias da região estão sendo notificadas. Números foram obtidos com exclusividade pela Rádio Club de Palmas.

Economia

por Guilherme Zimermann

9a1df1fa-b394-4de9-a976-f2556e913430
Foto: Agência Brasil
Publicidade

O governo federal começou a cobrar a devolução de R$ 1,2 milhão recebidos de forma indevida por 428 famílias da microrregião de Palmas durante o pagamento do Auxílio Emergencial, benefício criado na pandemia de Covid-19. Os números da região foram obtidos com exclusividade pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club de Palmas.

Essas pessoas estão sendo notificadas desde março pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Em todo o país, são 177 mil pessoas que deverão devolver quase R$ 479 milhões. Somente no Paraná, R$ 36 milhões precisam ser devolvidos por 13,2 mil notificados.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, devem restituir os valores as pessoas que apresentaram inconsistências nos critérios de elegibilidade, como vínculo formal de trabalho; recebimento de benefício previdenciário; renda familiar acima do limite permitido; ou outras situações que caracterizam pagamento indevido. As notificações são enviadas por SMS, WhatsApp, e-mail e pelo aplicativo Notifica.

No município de Palmas, 28 pessoas foram notificadas para a devolução de R$ 70,6 mil. Em Honório Serpa, o governo federal detectou o pagamento indevido a 23 moradores, que terão que devolver R$ 62,1 mil. Em Coronel Domingos Soares, o montante a ser devolvido soma R$ 61,1 mil, que foram pagos a 20 pessoas. De Mangueirinha são 13 notificações para a devolução de R$ 24 mil. Já em Clevelândia, 344 pessoas foram notificadas, totalizando R$ 998,5 mil em pagamentos indevidos e que terão que ser devolvidos à União.

De acordo com o Ministério, o prazo para quitação é de 60 dias a partir da notificação, com possibilidade de parcelamento em até 60 vezes, sem juros nem multa, e parcela mínima de R$ 50. O pagamento deve ser feito pelo sistema Vejae, via PagTesouro, com as opções de PIX, cartão de crédito ou boleto bancário (GRU).

Quem não devolver o valor dentro do prazo poderá ter o nome inscrito na Dívida Ativa da União e no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados, além de ficar sujeito à negativação em órgãos de proteção ao crédito.

Publicidade
Publicidade
Publicidade