Nesta segunda-feira, dia 17, em visita a Pato Branco, o deputado federal Zeca Dirceu reforçou o apoio para implantação do curso de Medicina no Município. O prefeito Augustinho Zucchi aproveitou a ocasião e solicitou apoio junto ao Governo Federal para melhorias na estrutura do Parque de Exposições de Pato Branco. O encontro, realizado no gabinete municipal, contou com a presença do diretor-geral da Fadep, Eliseu Bertelli, de vereadores e secretários municipais.

Pato Branco está entre os quatro municípios do Estado do Paraná autorizados a receber o curso de Medicina. Agora, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde estão avaliando as instituições de ensino, processo que deve durar aproximadamente 120 dias, conforme pontuou Zeca Dirceu.

“Continuo muito confiante, pois não há nenhum tipo de obstáculo ou retrocesso no processo de implantação do curso de Medicina em Pato Branco. Também estou articulando junto ao Governo Federal para reduzir o prazo de seleção das instituições para 60 ou 90 dias. Vale lembrar que o mais importante nós já vencemos, que foi a escolha de Pato Branco, entre os municípios do Paraná”, destacou o deputado Zeca Dirceu.

O prefeito Zucchi reforçou que “o curso de medicina é uma conquista histórica para Pato Branco”, lembrando que a graduação contribuirá na melhoria dos serviços de saúde pública prestados à população. 

“Pato Branco é polo regional de saúde, possui um centro médico excepcional, mas precisamos aprimorar a saúde pública. O curso de Medicina representará mais profissionais para Pato Branco e região. Agradeço o apoio do deputado Zeca Dirceu nesta luta, assim como da ministra Gleisi Hoffmann e da presidenta Dilma Rousseff, nesta conquista e em outras obras que terão início em 2014”, frisou Zucchi.

Parque de Exposições

Em visita ao Parque de Exposições de Pato Branco ainda na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Zucchi reforçou ao deputado federal Zeca Dirceu a necessidade de uma nova estrutura para Pato Branco, que atenda a demanda e o desenvolvimento do Município – que realiza feiras e eventos de grande porte como a Expopato, Feira Casa e Construção, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, Exporural, entre outros.

Conforme ponderou Zucchi, para realização da 16ª edição da Expopato, em 2014, serão necessários investimentos preliminares de R$ 980 mil, em obras de revitalização da estrutura. “As dificuldades do nosso Parque de Exposições são crônicas, existem há muito tempo e agora chegaram no limite. Estamos trabalhando para viabilizar obras de reforma e até uma nova estrutura, para atender também o centro de convivência, cujo espaço é pequeno para o porte de Pato Branco”, frisou Zucchi.

“Vou levar a demanda de Pato Branco ao Ministério do Turismo e articular uma audiência em Brasília, com a presença do prefeito Zucchi, para encaminharmos essa questão do Parque de Exposições”, adiantou Zeca Dirceu.