MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Zucchi busca avançar na certificação do Aeroporto de Pato Branco

por Evandro Artuzzi em 11 de julho de 2018 16:07
por Evandro Artuzzi em 11 de julho de 2018 16:07
Esta matéria utiliza fontes de: Redação com assessoria

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, cumpre agenda na cidade do Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (11), para tratar sobre a certificação do Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso.

Pela manhã, eles estiveram no Grupamento de Apoio às Unidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (GAPCEA), quando se encontraram com o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues de Freitas, bem como com demais membros da equipe da unidade.

O encontro buscou alinhar o processo de certificação e tratar, especialmente, sobre a operação de voos por instrumento. “Esta é mais uma importante etapa para a certificação e liberação do nosso aeroporto, visando a efetivação dos voos regulares. Fomos recebidos pelo Tenente-Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues de Freitas e por toda a sua equipe, em um trabalho técnico, quando pudemos apresentar o que estamos fazendo e tratar da documentação que compete ao Município”, disse o prefeito Zucchi.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, o encontro confirmou a efetividade de todas as etapas necessárias para a certificação, em que o Município segue cumprindo as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Aqui, no Rio de Janeiro, pudemos alinhar as informações do processo, quando estivemos com toda a equipe e direção do DECEA, reiterando a demanda e a infraestrutura moderna que dispomos no aeroporto de Pato Branco, especialmente pelo fato de que estamos prontos para operar por instrumento, equipados com o que há de melhor em termos de tecnologia e segurança aeroportuária. Saímos otimistas, certos de que estamos cada vez mais próximos da efetivação dos voos regulares em nossa cidade”, completa Braun.

A reunião no Rio de Janeiro contou com a presença, ainda, do especialista em Tráfego Aéreo Internacional, Clairton Hammer, que está prestando consultoria técnica ao Município para a certificação operacional do Aeroporto Juvenal Cardoso. Recentemente, a equipe da Prefeitura também esteve no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba, para tratar sobre o processo.

Demanda regional  

Em 2017, a Prefeitura de Pato Branco iniciou as intervenções estruturais do Aeroporto Juvenal Cardoso, visando a certificação e a operação dos voos regulares. Os investimentos somam mais de R$ 14 milhões, oriundos da parceria entre o Município, Governo Federal, Governo do Estado e Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB).

Em maio deste ano, a diretoria e equipe técnica da Azul Linhas Aéreas Brasileiras apresentaram o plano de operações criado especialmente para atender a demanda de Pato Branco e das regiões Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina. Na ocasião, prefeitos e lideranças da região confirmaram o apoio e a demanda pela efetivação dos voos regulares.

Compartilhar