Dois filhotes de Puma, espécie comum na fauna Paranaense, foram acolhidos na tarde desta quarta-feira (01) por médico veterinários que trabalham no zoológico da União de Ensino do Sudoeste (Unisep), de Dois vizinhos. Os felinos foram trazidos da região de Maringá pela Polícia Militar Ambiental e estão debilitados pelo fato de terem sido expostos a um incêndio.

Conforme o Sargento Ivo Ferreira Barros, da Polícia Ambiental, os dois tem entre 45 e 50 dias de vida e foram encontrados por um agricultor no interior do município de Cidade Gaúcha, que fica distante cerca de 130 KM de Maringá. Eles estavam em meio a um canavial que foi queimado para a colheita.

Por orientação da Polícia Ambiental, os felinos foram deixados sob cuidados de um veterinário na cidade de Cianorte. Na manhã desta quarta, os policiais passaram pela cidade e seguiram até Dois Vizinhos, uma viagem de aproximadamente 450 KM. De acordo com o sargento, apenas uma parada foi feita em cascavel para alimentar os filhotes que se compararam bem durante a viagem.

No zoológico eles foram recebidos e avaliados pelo médico veterinário Felipe Azzolini. O profissional garante que a situação é não é tão grave, por isso acredita numa reabilitação precoce. Apenas um sofreu queimaduras na pele, mas os dois estão com problemas nos pulmões pelo fato de ter inalado muita fumaça. Os pumas devem permanecer por aproximadamente um ano no zoológico. Depois desse período serão devolvidos seu habitat natural. Quando adultos, podem pesar até 60 quilos.

Também na oportunidade, os policiais trouxeram para o zoológico uma Arara Vermelha. A ave foi abandonada nas proximidades de um sítio em Maringá e apresenta fraturas nas pernas, mas nada de grave. Ela também vai passar pelo processo de reabilitação, com acompanhamento de médicos veterinários.

A vinda dessas espécies ao sudoeste se deu por meio de um contato direto entre o comandado da Polícia Militar Ambiental de Maringá e a direção da faculdade Unisep. Caso não fossem aceitos na região, os dois pumas e a ave seriam levados para o zoológico de Tijucas do Sul.

Fotos: Evandro Artuzi – Portal RBJ