Acontece entre os dias 13 e 16 de setembro no Instituto de Filosofia Sapientia, de Francisco Beltrão, a XII Semana Acadêmica de Filosofia. Nesse ano o tema será Filosofia Política: Justiça, Direito e Democracia. A abertura acontece as 19h30 e logo seguida acontece palestra com a professora mestre Ester Maria Dreher Heuser, da Unioeste campus de Toledo.

Na quarta-feira (14), as 08 horas da manhã Cine Filosofia e no período noturno acontece conferência com o professor doutor Clovis Brondani, da Universidade Federal Fronteira Sul, campus de Chapecó (SC).  Na quinta-feira (15), as 08 horas tem minicurso com o tema: Locke e o Liberalismo, sob responsabilidade de Clovis Brondani. Às 19h30 conferência com o professor doutor Elmer da Silva Marques, da Unioeste campus de Francisco Beltrão.

Padre Valdecir Bressani, diretor do Instituto de Filosofia Sapientia. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Padre Valdecir Bressani, diretor do Instituto de Filosofia Sapientia. Foto de divulgação

Na sexta-feira (16), último dia, as 08h30 da manhã acontecem oficinas e as 19h30 mesa redonda com participações dos professores doutores Adilson Alves e Elmer da Silva Marques da Unioeste Francisco Beltrão; e Evandro Leonardi, do IFFPR de Coronel Vivida. Na ocasião serão discutidas as contribuições da filosofia, da sociologia e do direito para os conceitos da justiça e da democracia.

De acordo com Padre Valdecir Bressani, diretor do instituto, esse será um momento para que os participantes possam se dedicar ao aprofundamento das bases do pensamento político. A Semana de Filosofia é aberta à comunidade de modo geral e as inscrições podem ser feitas até pouco antes da abertura das atividades.

Cada participante irá receber um certificado de participação e conclusão reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). O documento será fornecido por meio de uma parceria estabelecida entre o instituto e a Unisep (União de Ensino do Sudoeste do Paraná).

Ouça entrevista com o Padre Valdecir Bressani – Diretor do Instituo de Filosofia Sapientia