Atletas da terceira idade de Palmas, sul do Paraná, estiveram participando dos Jogos da Integração em Guaratuba, litoral do Paraná, durante a última semana. Os competidores locais sagraram-se campeões em várias modalidades, que foram disputadas por equipes de outros onze municípios paranaenses.

De acordo com coordenadora do projeto esportivo e dos treinamentos, prof. Karine Ertel, os palmenses disputaram as modalidades de Volei no Escuro, Basquete Relógio, Vôlei Câmbio, Vôlei de Areia, Handebol, Atletismo, Corrida, Revezamento, Peteca, Canastra, Dominó e Dama. Todas as modalidades são adaptadas para a terceira idade.

Palmas ficou com o primeiro lugar no Volei no Escuro, para atletas acima dos 70 anos. Explicou,  Karine Ertel, que a modalidade é jogada com uma lona preta sobre a rede, onde uma equipe não vê a outra e com uma bola de plástico de tamanho grande e leve. “Uma de minhas atletas campeãs, Dona Eunice dos Anjos, tem 85 anos”, comemorou.
Além disso, Palmas ficou com o título no Dominó masculino e na corrida de 50 metros; segundo na canastra; e terceiro no revezamento.

Conforme a coordenadora, os treinos são abertos e gratuitos a todas as pessoas com idade acima de 60 anos e ocorrem às segundas e quintas-feiras, às 13h30 no Ginásio de Esportes Monsenhor Engelberto. “Preciso de mais atletas, tanto no feminino quanto no masculino”, conclamou a professora.

Além de Palmas, os Jogos da Integração contaram com os municípios de São José dos Pinhais, Guaratuba, Rancho Alegre, União da Vitória, Araucária, Goioerê e Cornélio Procópio, Cruz Machado, Clevelândia.