Por Larissa Mazaloti

 

Depois de passar por reformas e readequações, o Aeroporto Paulo Abdala, em Francisco Beltrão será inaugurado com novo terminal de embarque e desembarque de passageiros, agora homologado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Os vôos regulares estão marcados para começar no dia 5 de janeiro de 2011, com decolagem diária para Curitiba, previsto para às 6h15 com chegada no Aeroporto Afonso Pena por volta das 8h45 e a volta marcada para sair da capital do Paraná às 21h, chegando em Francisco Beltrão às 21h45. O custo da passagem Francisco Baltrão – Curitiba é de R$ 280.

 

O empresário Elair Osório está a frente da linha que vai operar vôos no sudoeste. Ele, que já trabalhou com táxi aéreo, vendeu sua parte do negócio para assumir plenamente a nova empreitada.

 

Segundo ele, uma taxa excedente de cerca de R$ 15 pode ser paga pelos passageiros que desejarem utilizar a van, que estará disponível para transportá-los do Afonso Pena até o Centro Cívico em Curitiba.

 

A operação de uma linha diária trata-se de uma conquista de lideranças populares, políticas, educacionais e empresariais do sudoeste. Nestas condições, muitas possibilidades se abrem, podendo trazer ao sudoeste com muita facilidade, professores universitários, profissionais, autoridades e levar também com mais comodidade e rapidez, a população regional.

 

O aeroporto de Pato Branco, outra cidade pólo, ainda não teve a homolagação da Anac, mas se isto acontecer, os vôos poderão fazer escala no município, depois de decolar de Francisco Beltrão.