Um projeto inédito está sendo desenvolvido no interior de Marmeleiro, no Sudoeste do Estado, pela Polícia Militar em parceria com a administração municipal. É o projeto Vizinhança Rural Segura, que tem a finalidade de ampliar a vigilância nas propriedades, evitando o cometimento de crimes. O projeto foi baseado em uma iniciativa da Polícia Militar e do Conselho Comunitário de Segurança de Francisco Beltrão que implantou nos bairros o Vizinhança Solidária Segura.

Sargento Mello Santos (Polícia Militar) durante reunião com agricultores da Gruta.
  • Compartilhe no Facebook

Sargento Mello Santos (Polícia Militar) durante reunião com agricultores da Gruta.

Como o projeto deu certo, o atual comandante da Polícia Militar de Marmeleiro, Sargento Mello Santos, fez algumas adaptações para o meio rural. “Como nosso problema aqui não é a cidade e sim o interior, conversei com a administração pública e com nosso prefeito eleito (Gomes), que é policial militar, e colocamos em prática o projeto no interior. Já estivemos em duas comunidades e o resultado é bastante positivo”, frisou.

A terceira célula do projeto foi implantada no dia 24 de novembro na comunidade de Alto São Mateus. No local, a iniciativa é apoiada pela Polícia Militar de Santa Catarina, uma vez que o Distrito fica na divisa entre os Estados. A meta, segundo Mello Santos, é atingir dez comunidades até o final de 2016. Além disso, começou a implantação do projeto em Renascença. “Estive reunido com o prefeito e ele nos deu total apoio para pôr em prática o projeto. Isso é muito importante, afinal, ninguém faz nada sozinho e o poder público tem um papel fundamental”, disse.

No município, a primeira comunidade contemplada é a Linha São Paulo. A escolha se deu por conta do elevado índice de furtos e roubos registrados no local no decorrer desse ano. Conforme o Cabo Ademir, que comando o Destacamento da PM, o projeto já deu certo em Marmeleiro e não deve ser difícil fazer o mesmo acontecer em Renascença, uma vez que toda comunidade está empenhada, com ajuda do poder público municipal.

Altair Gabriel (Vice-prefeito eleito de Marmeleiro). Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Altair Gabriel (Vice-prefeito eleito de Marmeleiro). Foto de divulgação

O projeto deve ganhar mais notoriedade a partir de 2017. O vice-prefeito eleito de Marmeleiro, Altair Gabriel (PSC) será o gestor do projeto. Por meio de grupos de WhatsApp e atendimento na prefeitura estará à disposição da comunidade e da Polícia Militar para garantir o bom andamento do projeto. Conforme ele, a segurança dos agricultores foi muito cobrada durante a campanha eleitoral.

“Fomos muito cobrados por nossos agricultores, muitos já foram vítimas de ladrões, principalmente de gado. Outros tiveram as casas invadidas, foram ameaçados e ficaram sob a mira de armas. Com essa fiscalização entre si e o contato facilitado com a Polícia Militar será muito mais fácil de minimizar os problemas”, declarou.

Reunião com famílias da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Reunião com famílias da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Foto de divulgação