Com a divulgação da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira (17), deixou muitos consumidores preocupados e, em dúvida sobre a qualidade da carne produzida no Brasil. Para tranquilizar a população, a Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa) reforçou a fiscalização.

No sudoeste do estado não é diferente. A Visa está visitando todos os estabelecimentos comerciais, como supermercados, panificadoras, açougues e restaurantes.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Francisco Beltrão, Andreia Maria Zorzo de Almeida, o trabalho já está sendo realizado, agora a equipe aguarda informações da Visa estadual, a qual ficou responsável de repassar aos municípios os lotes de produtos irregulares que se encontram no comércio local. “Estamos aguardando esse e-mail da secretária para ir com o foco nessas marcas. A inspeção vai ocorrer 100 por cento em todos os mercados”.

Dos 21 frigoríficos investigados pela Polícia federal, 18 estão localizados no Paraná. Entre as irregularidades constatadas, estão adulteração de produtos e comercialização de carnes vencidas. Além do pagamento de propina para fiscais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Andreia diz que a população pode colaborar com a vigilância, denunciando possíveis irregularidades, “como a gente tem uma demanda muito grande, vamos fazendo conforme o cronograma, mas se alguém constatar um problema maior em determinado estabelecimento pode entrar em contato conosco”. O telefone da Visa em Francisco Beltrão é (46) 3520-2134.