E a intensificação do combate à dengue continua. A Secretaria de Saúde de Chopinzinho, através do Departamento de Vigilância em Saúde, na semana de 11 a 15 de novembro de 2019 realizou o último LIRA – Levantamento do Índice de Larvas do Aedes Aegypti no município. Chopinzinho está com 1,6 de índice de Infestação Predial, sendo considerado Médio Risco.

Estão sendo intensificados os cuidados, pois o período do verão o é mais propicio a proliferação do mosquito, devido às chuvas e calor intenso. São inúmeras ações educativas para a população. A equipe de endemias está ainda mais atenta nas visitas domiciliares (em especial na eliminação dos focos), está dando palestras educativas nas escolas, Salas de Espera nas Unidades de Saúde, eliminação de criadouros nos Pontos Estratégicos, (como o cemitério municipal). Foram reservadas as sextas-feiras para ações contra a dengue em toda a Secretaria de Saúde.

A Coordenadora do Departamento Sandra Silva Toigo pede “que a população participe destes cuidados, que cuide do seu quintal, elimine os criadouros do seu espaço. A dengue é uma doença grave, que pode levar a pessoa à morte, e todos devemos nos unir”. O Município tem cerca de 8 mil domicílios e cada uma deve fazer sua parte. Chopinzinho até o presente momento não teve nenhum caso confirmado de Dengue, mas todo cuidado é importante.

O LIRA é um método de amostragem que tem como objetivo o conhecimento de indicadores entomológicos de forma rápida e oportuna. Ele deve ser  periodicamente realizado em todos os municípios. No LIRA é possível observar os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouro inspecionados e quais são os criadouros predominantes.

Fonte e foto: Assessoria.