Inicia nesta terça-feira e prossegue até sexta a 5ª edição da Via Tecnológica do Leite, evento que acontece a cada dois anos em Francisco Beltrão e evidencía a produção leiteira da região. São mais de 200 novilhas inscritas na exposição, julgamento e ranqueamento. 

Apesar da dimensão de nível estadual, o evento terá  como novidade neste ano o julgamento de novilhas de produtores que participam do Programa de Inseminação Artificial, da Prefeitura de Beltrão.  

O julgamento dos animais de Francisco Beltrão acontecerá na tarde de quarta-feira. As 43 novilhas de 13 diferentes produtores do município serão julgadas e premiadas, mas não serão ranqueadas no circuito estadual. 

A Via Tecnológica do Leite também terá palestras, seminários, exposições de implementos e estações tecnológicas. A programação inicia na tarde desta terça-feira, com a reunião do Conselho Estadual do Leite e a palestra “Qualidade na Nutrição de Vacas Leiteiras”, com o zootecnista Winston Giardini. As 18h30 acontece a cerimônia de abertura do evento, no auditório do Centro de Eventos.