O Poder Legislativo de Palmas, sul do Paraná, inicia hoje (16) as votações de Projetos de Leis que implicam em alterações no sistema viário do perímetro urbano com a implantação do Estacionamento Rotativo e de regulamentação do trânsito de caminhões em ruas no anel central. Antes de serem levados à  votações, os Projetos tramitaram pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação; Orçamento, Gestão e Fiscalização; e Mérito onde receberam os pareceres e emendas à proposição original encaminhada pelo executivo no dia 02 de fevereiro, na abertura dos trabalhos legislativos em 2015.
Pauta da sessão desta segunda-feira(16)
O Projeto para a instituição do estacionamento regulamentado pago – ESTAR, prevê a aplicação do sistema no anel central, especialmente no entorno da Praça Central do Senhor Bom Jesus. O objetivo é possibilitar melhorias na organização e fluxo do tráfego, e vagas de estacionamento para automóveis, motos bicicletas. O projeto prevê que o usuário poderá adquirir bilhetes que permitem a permanência de veículos por meia, uma e duas horas.

CAMINHÕES

O projeto de  regulamentação do trânsito de caminhões,   prevê que ficará proibido o trânsito de veículos com peso bruto acima de 3,5 toneladas de tara em  algumas ruas do anel central. Além disso, disciplinará o horário e os locais em que veículos com peso inferior poderão realizar as cargas e descargas.

O órgão de trânsito de Palmas Depaltran ,  justifica a iniciativa como sendo uma medida necessária para melhoria do trânsito central, bem como para a proteção dos investimento que estão sendo realizados com a nova pavimentação asfáltica em diversas vias, que poderiam ficar prejudicadas caso houvesse o trânsito de caminhões carregados com alta tonelagem.

Conforme o secretário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Nilo Deitos(PSD), foram procedidas algumas emendas apenas de ordem administrativa  e legislativa que não irão alterar os objetivos das matérias propostas