Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (12) foram aprovados 13 projetos na Câmara de vereadores de Francisco Beltrão, todos por unanimidade. São cinco matérias do Legislativo, de autoria dos vereadores, e oito do Executivo. Um dos projetos, da vereadora Elenir Maciel (PP) concede o Título de Vulto Emérito ao odontólogo Raul de Carli, de 64 anos, cirurgião dentista mais antigo em atividade no município.

Raul se formou em odontologia na Universidade Federal do Paraná e mudou-se para Francisco Beltrão em 1976. São 40 anos de atuação profissional na cidade. Neste período também se dedicou a ministrar palestras nas escolas, levando informações para as crianças principalmente sobre a prevenção e a importância de uma dentição sadia. Foi fundador e primeiro presidente da ABO (Associação Brasileira de Ontologia), unidade de  Francisco Beltrão. Em 1995 colocou em funcionamento o curso de prótese dentária, formando doze turmas de protéticos que atuam em várias cidades do país.

Presidente Elenir Maciel (PP) fez uso da Tribuna ao final da Sessão. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Presidente Elenir Maciel (PP) fez uso da Tribuna ao final da Sessão. Foto de divulgação

No ano de 2.000 fez o curso de mestrado em prótese odontológica, em Campinas (SP). Desde 2013 é professor da Unipar (Universidade Paranaense). De acordo com a vereadora Elenir, a concessão da honraria é uma forma de reconhecer os trabalhos profissionais prestados por Raul de Carli e o seu pioneirismo nesta área em Beltrão.

Outros quatro projetos são do vereador Alfonso Bruzamarello (PDT), declarando de Utilidade Pública os Rotary Clubes Francisco Beltrão, Cidade Norte e Industrial, além da Associação de Senhoras de Rotarianos. Todos os projetos do Executivo prorrogam prazo de concessão de direito real de uso de empresas instaladas nos distritos industriais do município.

Nesta terça-feira (13) será realizada a última Sessão Ordinária do ano. Se houver necessidade de votações de matérias na segunda quinzena do mês, os vereadores serão convocados para sessão extraordinária. Após a sessão desta terça-feira, por volta de 14h30, o Capitão Rogério Pitz, comandante da Polícia Militar em Beltrão, usará a Tribuna para apresentar um balanço das atividades realizadas neste ano no setor de segurança pública.

Sessão Solene

Para o dia 29 de dezembro está marcada Sessão Solene para a entrega de dois títulos de Vulto Emérito. Serão homenageados pioneiros que moram no interior do município. As honrarias serão para Dercide Godinho, que reside em Nova Concórdia, iniciativa da vereadora Maria de Lourdes Pazzini (PMDB), e Helio Fieira, da Linha São Roque. Neste caso a iniciativa é do vereador Roberson Artifon Fiera (PT).