Foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (7),  Projeto de Lei do vereador Aires Tomazoni (PMDB) que concede o Título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão para o professor Gilberto Martins, 71 anos. Natural de Ponta Grossa, Gilberto foi jogador profissional no Guarani de Ponta Grossa e Caramuru de Castro. Também trabalhou de bancário.

O homenageado reside em Francisco Beltrão há 44 anos, desde março de 1971, onde veio desenvolver a função de professor, inicialmente no Colégio Estadual Mário de Andrade. Lecionou na Facibel, onde foi um dos fundadores. Foi o primeiro diretor e coordenador do Colégio Agrícola. Fez pós graduação e mestrado em geografia. Desempenhou as funções no Colégio Nossa Senhora da Glória. No colégio Alliança é fundador e professor.

Gilberto integrou a equipe de ensino do Núcleo Regional de Educação por dez anos. Na Unioeste, campus de Beltrão, ministrou aulas de geografia, coordenou o curso durante quatro anos e foi diretor do Centro de Ciências Humanas. Desenvolveu a função de professor por 40 anos, de 1971 até 2012.

É membro voluntário da diretoria da AMARBEM (Associação Marrecas do Bem Estar do Menor), e da Associação dos Catadores de Papel. Atua como benfeitor do Mosteiro Nossa Senhora do Carmo e São José. É cursilhista e ministro extraordinário da eucaristia. Exerceu sua cidadania como jurado no Fórum de Francisco Beltrão. De acordo com Aires, Gilberto merece receber esta homenagem pelo trabalho realizado no município.