Aconteceu ontem (09) a terceira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Um Projeto de Lei do Executivo e três Requerimentos foram aprovados por unanimidade. O projeto aprovado é o 01/2015, de autoria do executivo, e altera disposições da lei municipal que criou o Conselho Municipal e o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Foram alterados os artigos que definem as finalidades e composição do conselho. Com a mudança, o número entidades públicas e privadas que integram o conselho passa de 17 para 22, o que vai implementar o controle social das políticas de saneamento básico no município.

Na mesma foram aprovados requerimentos de autoria dos vereadores Elenir Maciel, Valmir Tonello e Brizola. Elenir pede encaminhamento de ofício para a administração municipal e para os deputados federal Nelson Meurer (PP) e estadual Ademar Traiano (PSDB), para que viabilizem recursos para o asfaltamento da estrada de calçamento que dá acesso à comunidade de Linha Hobold, numa extensão de 10 quilômetros.

O vereador Valmir Dile Tonello (PMN) reivindica que seja alterado o limite máximo de velocidade da barreira eletrônica instalada recentemente na avenida Atílio Fontana, na Cidade Norte, de 40 para 60 Km/h, para que haja padronização da velocidade máxima permitida naquela via. Já o vereador Brizola (PSL) solicita informações sobre a aplicação dos recursos arrecadados pela campanha Tributo à Cidadania em 2013 e 2014, com dados do valor arrecadado e a relação dos materiais entregues para as entidades beneficiadas.

Além disso, foi apresentado requerimento do vereador Paulo Gross (PSDB) solicitando da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, a realização de uma audiência pública para debater o descredenciamento do Hospital São Francisco do SUS. No entanto, os vereadores entenderam que o assunto já foi amplamente debatido e solicitaram a retirada do requerimento.

Também foram feitas várias reivindicações por meio de Indicações. Paulo Grohs (PSDB) pediu que sejam viabilizadas mais vagas de estacionamento e local adequado e sinalizado para embarque e desembarque de alunos em frente a Escola Municipal Pedro Algeri, no bairro Vila Nova, e no Centro Municipal de Educação Infantil Dalva Claus, no bairro Presidente Kennedy. Também indicou a colocação de tubos na esquina da Rua Bolívia com a avenida União da Vitória, no bairro Vila Nova.

A vereadora Maria de Lourdes Pazzini (PMDB) solicitou melhorias nas estradas que dão acesso às propriedades de Leocir Cristofolli, em Rio Palmeirinha, Romano Popolski e João Lusa, na Linha Jandira. Ivanir Tupi Prolo (PP) sugeriu a revitalização dos pontos de ônibus do município. Valmir Dile Tonello (PMN) solicitou a construção de passeio público na Rua São Miguel, entre a escola e o colégio do Bairro São Miguel.

Também através de indicação, a vereadora Elenir de Souza Maciel (PP) reivindicou asfaltamento na rua Pitangueira, no Bairro São Cristóvão e o vereador Brizola (PSL) gestionou asfaltamento na rua Otacílio Brito, no Conjunto Beltrão I, além da construção de quadras de vôlei de areia, nos parques Alvorada, Cidade Norte e Jaime Canet Junior. Os vereadores voltam a se reunir nesta terça-feira (10). A sessão acontece as 18 horas, aberta a comunidade.