Um forte no início da tarde de hoje(05) atingiram o campus do Instituto Federal em palmas, sul do Paraná. Além do campus houve destelhamentos em alguns bairros da cidade e várias árvores caíram sobre a rodovia PRC 280.

De acordo com professores e servidores que se encontram no local ou que estavam chegando ao campus o temporal durou cerca de 20 minutos com ventos muito fortes e chuva torrencial. Um dos presentes contou ao Portal RBJ que percebeu que uma nuvem negra se dirigia rapidamente em direção ao campus e em determinado mento ao diminuir a altitude formou um cone. Ao tocar  o solo,  árvores da reserva florestal que circunda o campus  eram arracandas ou torcidas. Vidros, portas, cobertura dos blocos do campos eram parcialmente destruídos e alagados pela chuva.

Conforme a professora Carmem Waldow, já foi solicitado ajuda a Defesa Civil, prefeitura, Corpo de Bombeiros e ao Exército para auxiliar nos trabalhos. Informou também que a secretaria do campus está sem expediente e  as matrículas para os aprovados no vestibular foram prorrogadas até a próxima segunda-feira(09).

Salientou que a situação é  bastante complexa e não há qualquer possibilidade de calcular prejuízos agora, visto que a estrutura do campus é  extensa com vários setores que deverão passar por uma avaliação minuciosa. Além das salas de aula, alguns laboratórios foram danificados. “Não sei por quanto tempo sentiremos o reflexo do vendaval da tarde de hoje”, lamentou.