Temperaturas elevadas, chuva acima da média e frequente temporais. Estas são as características do verão que inicia oficialmente na madrugada desta terça-feira (22). Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a estação que inicia a 01h48, continuará sofrendo influência do El Niño, que deverá se prolongar até o próximo outono.

Conforme explicou à AEN, o meteorologista Cezar Duquia, a instabilidade no ambiente atmosférico, que combina temperaturas altas e chuvas, favorece a formação e o desenvolvimento de eventos severos, como tempestades e temporais.

Também o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) divulgou previsão de chuvas intensas no Sul do Brasil neste verão. Os valores devem ficar acima da média em 50%, na média em 30% e abaixo da média em apenas 20% da região.

A média histórica para o mês de janeiro para a região de Palmas, sul do Paraná, por exemplo, é de um volume de chuva que varia entre 150 a 230 milímetros e temperatura mínima de 16,6ºC e máxima 27,4ºC. Para o mês de janeiro, o Sudoeste do Paraná, o quadro (média histórica) é de chuvas variando entre 130 e 230 milímetros e temperaturas entre 18,0ºC 29,0ºC.