Por Ludimar C. Fontana

 

O primeiro dia de competição nos Jogos Abertos dos Municípios do Sudoeste do Paraná – Jamsops em Palmas foi bem movimentado, desde o período da manhã várias equipes estiveram mostrando o seu melhor em cada modalidade. As equipes de Palmas estrearam no futebol, futsal (masculino e feminino). O saldo foi positivo com 1 vitória e um empate para o futsal masculino e feminino e derrota no futebol de campo.

 

O cerimonial de abertura do evento ocorreu durante a noite no Ginásio Monsenhor Engelberto, delegações de 23 municípios desfilaram para os aplausos do público que lotou as arquibancadas. As alunas da Escola de Artes de Palmas abrilhantaram o evento realizando cerca de 40 minutos de apresentações de danças. Na declaração de abertura o Assessor da Divisão de Esportes de Palmas, Claudio Lombardi, enfatizou o incentivo que o município vem dando para o esporte, “recentemente sediamos com grande êxito o Brasileiro de Basquete Feminino Sub 17, agora neste final de semana temos o Jamsops que certifica o respaldo que a administração municipal vem dando para o esporte, sem dúvida quem ganha com isso são os atletas e a nossa cidade”, disse. Lombardi também esclareceu a questão do Handebol que estava programado para iniciar neste sábado, mas acabou sendo retirado desta edição dos Jamsops, “ficamos tristes com a não realização do Handebol porque estava tudo certo, mas um problema financeiro com a Federação de Handebol inviabilizou a vinda dos árbitros para Palmas. É uma pena, pois atitudes como estas só desencorajam e enfraquecem a prática da modalidade pelas nossas crianças e jovens. Todos os municípios deverão enviar sua irresignação para a Federação pela atitude que tomaram”, explicou.

 

As modalidades de atletismo, volei de praia, volei de quadra, basquete e tênis de mesa iniciam neste sábado suas competições, caso chova o atletismo deverá ser realizado no domingo (22).

 

Marcaram presença no evento o Presidente do Legislativo, vereador Claudio de Oliveira, o vereador Nilo Deitos, representando o Secretário Evandro Rogério Roman e o Assessor de Gabinete Tulio Hofman, representando o prefeito Hilário Andraschko.

 

Jogos

 

Futsal Feminino

Esta modalidade reúne 7 equipes, sendo 4 no grupo A e 3 no grupo B, este teve a desistência da equipe de Honório Serpa. No grupo A estão Palmas, Dois Vizinhos, Capanema e Francisco Beltrão. O Grupo B tem Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida e Pato Branco.

 

No jogos de sexta-feira (20) Palmas atuou por duas vezes, venceu Capanema por 7 a 1 e empatou com Beltrão em 3 a 3. A equipe volta à quadra hoje às 17h30 dependendo de pelo menos um empate para seguir na competição. O adversário será o líder do grupo Dois Vizinhos que venceu seus compromissos contra Beltrão e Capanema.

 

Confira os demais resultados desta modalidade:

Coronel Domingos Soares 1 X 14 Pato Branco
Dois Vizinhos 3 X 0 Francisco Beltrão
Palmas 7 X 1 Capanema
Pato Branco 5 X 3 Coronel Vivida
Palmas 3 X 3 Francisco Beltrão
Dois Vizinhos 7 X 0 Capanema

 

Jogos deste Sábado:

15h50 Coronel Domingos Soares X Coronel Vivida (Quadra 2 – Mons. Engelberto)
16h30 Capanema X Francisco Beltrão (Quadra 2 – Mons. Engelberto)
17h30 Dois Vizinhos X Palmas (Quadra 2 – Mons. Engelberto)

 

Futsal Masculino

Nesta modalidade 13 equipes foram divididas em 4 grupos, sendo que o grupo A ficou com 4 times. A estreia de Palmas sob o comando do professor André Bueno não foi das melhores, a equipe só empatou com Santa Izabel do Oeste em 3 a 3. No segundo jogo do dia contra Coronel Vivida a equipe mostrou melhor equilíbrio contra um adversário forte na marcação e venceu por 2 a1.

 

Confira os demais resultados:

Vitorino 0 X 9 Pato Branco
Capanema 0 X 8 Realeza
Mariópolis 0 X 5 Francisco Beltrão
Dois Vizinhos 4 X 2 Coronel Domingos Soares
Santa Izabel do Oeste 3 X 3 Palmas
Pato Branco 7 X 1 Renascença
Coronel Domingos Soares 6 X 5 Capanema
Dois Vizinhos 3 X 1 Realeza
Francisco Beltrão 3 X 5 São joão
Palmas 2 X 1 Coronel Vivida

 

Jogos deste Sábado

08h00 Dois Vizinhos X Capanema (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
08h50 Realeza X Coronel Domingos Soares (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
09h20 Renascença X Vitorino (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
10h00 São João X Mariópolis (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
11h00 Coronel Vivida X Santa Izabel do Oeste (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
13h30 1º Grupo A X 2º Grupo D (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
14h30 1º Grupo C X 2º Grupo B (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
15h30 2º Grupo A X 1º Grupo D (Quadra 1 – Mons. Engelberto)
16h30 1º Grupo B X 2º Grupo C (Quadra 1 – Mons. Engelberto)

 

Futebol

Formada por 9 equipes o futebol foi dividido em 3 grupos. Palmas caiu no grupo B com Honório Serpa e Santo Antonio do Sudoeste. A estreia da equipe do professor Nina foi na tarde de ontem no Estádio Dr. José Ferreira de Almeida, diante de Honório Serpa. A falta de entrosamento era visível na equipe palmense que acabou derrotada por 5 a 0. Hoje a equipe tenta a reabilitação diante da equipe de Santo Antonio do Sudoeste às 16 horas no Estádio da 15ª Cia de Engenharia e Combate.

 

Confira os demais resultados:

Francisco Beltrão 2 X 2 Marmeleiro
Dois Vizinhos 1 X 2 Pato Branco
Marmeleiro 1 X 2 Capanema
Palmas 0 X 5 Honório Serpa

 

Jogos deste sábado:

local: Estádio da 15ª Cia de Engenharia e Combate

09h00 Pato Branco X Coronel Domingos Soares
10h30 Honório Serpa X Santo Antonio do Sudoeste
13h30 Capanema X Francisco Beltrão
14h20 Coronel Domingos Soares X Dois Vizinhos
16h00 Palmas X Santo Antonio do Sudoeste

 

Basquete Masculino

Cinco cidades disputam o título do Basquete – Palmas, Francisco Beltrão, Capanema, Dois Vizinhos e Pato Branco. Os jogos tem início na manhã deste sábado na quadra 2 do Monsenhor Engelberto. Palmas estreia contra Dois Vizinhos em jogo programado para às 09h50.

 

Confira os jogos deste sábado:

09h00 Capanema X Pato Branco
09h50 Palmas X Dois Vizinhos
13h30 Dois Vizinhos X Capanema
14h20 Pato Branco X Francisco Beltrão
20h00 Capanema X Palmas

 

Volei masculino

O voleibol terá jogos no Complexo Esportivo do Instituto Federal e na quadra 1 do Monsenhor Engelberto. As competições iniciam neste sábado com a estreia de Palmas diante de Mariópolis às 09h30 no Instituto Federal. Às 19h00 na quadra 1 do Monsenhor Engelberto a equipe palmense comandada pelo professor Juscelino joga contra Coronel Domingos Soares. Ao todo são 6 equipes divididas em 2 grupos. No grupo A ficou Coronel Vivida, Pato Branco e Francisco Beltrão. No Grupo B, além de Palmas, Coronel Domingos Soares e Mariópolis completam a chave.

 

Jogos deste Sábado:
Local: Quadra 2 do Instituto Federal

08h30 Francisco Beltrão X Pato Branco
09h30 Palmas X Mariópolis
14h00 Pato Branco X Coronel Vivida
15h00 Mariópolis X Coronel Domingos Soares
17h00 Coronel Vivida X Francisco Beltrão

Local: Quadra 1 Monsenhor Enegelberto
19h00 Palmas X Coronel Domingos Soares

 

Volei Feminino

Apenas quatro equipes formam o grupo único no voleibol feminino dos Jamsops em Palmas. Esta modalidade também inicia neste sábado suas atividades com Palmas, Realeza, Dois Vizinhos e Pato Branco brigando pelo título. As palmenses treinadas pela professora Liliane Tonial esperam fazer bonito em casa na sua estreia diante de Realeza. O jogo será às 10h30 na quadra 2 do IFPR.

 

Confira os jogos deste sábado:
Local: Quadra 2 do Instituto Federal

10h30 Palmas X Realeza
11h30 Dois Vizinhos X Pato Branco
16h00 Realeza X Pato Branco

Local: Quadra 1 Monsenhor Engelberto
20h00 Palmas X Dois Vizinhos

 

Demais Modalidades

O Atletismo, volei de praia, tênis de mesa, bocha e bolão também terão suas atividades iniciadas ainda pela manhã deste sábado.