Nesta segunda-feira (12), às 14h, a UTFPR de Francisco Beltrão irá iniciar o plantio de 200 mudas de árvores num processo de arborização do câmpus. A primeira muda será plantada pelo diretor-geral, Alexandre Alfaro. Serão 30 espécies, com 80 de mudas nativas e 20% de mudas exóticas, porém não invasoras. As árvores irão auxiliar ainda no microclima do campus.

O projeto de arborização foi elaborado pela professora Denise Szymczak, que é engenheira florestal, e contou com a ajuda de alunos voluntários e do Departamento de Serviços Gerais da universidade, além do apoio da Copel com a doação de aproximadamente 95% das mudas. “O apoio da empresa foi essencial, apresentamos o projeto das mudas e a Copel se tornou parceira da universidade, viabilizando”, ressaltou a professora.

A ideia de desenvolver a arborização surgiu ao perceber a ausência de sombras para os alunos ficarem no verão. “Haviam muitas árvores mortas e espécies exóticas invasoras, então desenvolvi o projeto e tive o apoio para colocá-lo em prática”, destacou Denise.

Alguns alunos aderiram de forma voluntária e trabalharam na coleta e análise do solo, na preparação das covas com adubo, no levantamento de mudas e formicidas. O projeto que está em desenvolvimento desde fevereiro deve continuar após o plantio com a irrigação, controle de formigas, reposição e poda das árvores existentes.

A professora convida a todos para ajudar no plantio na segunda-feira. “É muito importante que todos ajudem e sintam-se atores do processo e responsáveis pelo cuidado com as árvores”, argumentou Denise.

Parte dos alunos voluntários durante o preparo das covas para receber as mudas nesta segunda-feira. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Parte dos alunos voluntários durante o preparo das covas para receber as mudas nesta segunda-feira. Foto de divulgação