Por Everton Leite

 

A Unisep, União de Ensino do Sudoeste do Paraná fez ontem a noite, 27, no auditório da faculdade a entrega da sexta edição do Prêmio Mundo Melhor. Neste ano, o prêmio contou com 157 trabalhos inscritos de diversas cidades do sudoeste e oeste do Paraná e ainda oeste de Santa Catarina.

O objetivo é premiar, estimular, reconhecer e difundir projetos comprometidos com a promoção da dignidadehumana e cidadania, proteção a natureza, da biodiversidade e ligados ao uso sustentado de recursos naturais.

Na edição de 2012, o tema central foi “Desenvolvimento Sustentável, um Desafio para todos.”

O prêmio contou com a promoção e patrocínio de empresas importantes e ainda teve apoio dos principais veículos de comunicação do Paraná, dentre elas, a Rádio Onda Sul Fm, Rede Bom Jesus de Comunicação.

O terceiro lugar foi para Dois Vizinhos com o projeto Meia Hora de Alegria. O professor Odair Marcos Pasa passou por aproximadamente 30 municipios da região apresentando o trabalho. Ele recebeu 2 mil reais como prêmio.

Em segundo lugar, ficou o projeto de Pato Branco da Casa de Apoio do Gama que tem como objetivo ajudar, identificar e prevenir novos casos de câncer de mama. A presidente da associação dos amigos de prevenção do câncer, Antonieta Chioquetta recebeu 3 mil reais.

Já o prêmio de 5 mil reais foi para a cidade de Palmas, a professora Erondina Lopes de Souza recebeu o troféu e o dinheiro e destacou as dificuldades e pontos positivos da escola.

Para encerrar, o professor e coordenador do Prêmio Mundo Melhor, Itamar Vodziki exaltou o número expressivo de inscrições e a dificuldade na hora do julgamento.

A Unisep confirmou a sétima edição do Prêmio Mundo Melhor em 2013.