O deputado federal Assis do Couto participou,  sexta-feira (16) dos eventos que fazem parte da comemoração dos 10 anos da Unicafes (União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária). As comemorações aconteceram no Marabá Centro de Eventos, em Francisco Beltrão. Agricultores familiares e dirigentes cooperativistas do Paraná participaram da festa.

A homenagem ao deputado Assis aconteceu durante o VI Encontro Interestadual da Mulher Rural, onde o deputado falou para mais de 2 mil mulheres que vivem e trabalham no campo paranaense. Ele foi homenageado por ter sido um dos criadores da Unicafes. “Nós percebemos, há muito tempo, que um agricultor sozinho tem pouco sucesso. Unidos, eles podem enfrentar a dura realidade do mercado brasileiro. Assim também são as cooperativas. Percebemos que uma cooperativa isolada também não tem muita força. Por isso, nós criamos a Unicafes”, discursou durante o evento.

Assis também deu ênfase à importância de incentivos do governo federal ao setor cooperativista brasileiro. “O cooperativismo é de interesse público”, afirmou. “O Estado Brasileiro tem o dever de dar força ao cooperativismo. Isso é princípio constitucional. Está lá na Constituinte de 1988, que dá voz ao povo”, acrescentou o deputado. E concluiu: “O governo que abandona o cooperativismo está abandonando seu povo. Está abandonando a chance de organizar uma sociedade mais justa”.

Durante os dois dias de comemorações dos 10 anos da Unicafes, centenas de pessoas puderam debater políticas públicas e alternativas para o setor de agricultura familiar. Se na sexta-feira as mulheres se reuniram, na quinta-feira jovens dos mais diversos municípios paranaenses estiveram unidos para debater o processo de sucessão familiar, fundamental para garantir o futuro da economia familiar não apenas no Paraná, mas também no Brasil.