Por Lucas Moraes – Os jovens brasileiros que nasceram em 2001, devem ficar atentos com o prazo final do alistamento obrigatório do serviço militar. As inscrições deverão ser feitas no endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br até domingo (30).

Jovens nascidos antes de 2001 que ainda não se alistaram devem procurar a Junta de Serviço Militar para efetuar o seu cadastro até esta sexta-feira (28).

Para concluir seu alistamento, o cidadão deve preencher as informações requisitadas no site, tendo em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um e-mail particular e um número de telefone para contato, pois o órgão comunicará o mesmo sobre os procedimentos pós-alistamento através de mensagens de texto.

Em Palmas, sul do Paraná, cerca de 410 alistamentos via internet já foram registrados. Na região, apenas os jovens de Palmas, Clevelândia, Mangueirinha e Pato Branco, municípios considerados tributários, obrigatoriamente passam pelo processo de seleção na 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, que incorpora aproximadamente 120 novos soldados a cada ano.

Segundo o Ministério da Defesa, quem perder o prazo e não realizar o alistamento militar fica sujeito ao pagamento de multa e não consegue obter passaporte, carteira de trabalho, fazer matrícula ou inscrição em concursos públicos.