A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2014. Até então a instituição utilizava a nota do Enem em um processo seletivo próprio. O anúncio foi realizado pela Reitoria em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (06), na oportunidade a instituição também lançou o edital do processo seletivo.

De acordo com o Reitor, Jaime Giolo, “aderir ao SiSU é algo absolutamente natural para a UFFS, pois agora faremos parte de um plano nacional que representa a democratização do acesso à educação superior pública brasileira”.

Para o Processo Seletivo 2014.1, a UFFS oferece 1.590 vagas, em 36 cursos de graduação de cinco campi da instituição: Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), Cerro Largo e Erechim (RS) e Chapecó (SC). A UFFS optou por oferecer, nesta primeira edição de 2014, apenas as vagas com entrada no início do ano. Para as vagas com entrada no segundo semestre letivo, será realizado outro processo seletivo.

O Reitor afirma que a adesão ao SiSU não afeta a política de reserva de vagas da instituição. “Continuaremos com o mesmo sistema. Ocorreram algumas modificações, como na porcentagem de vagas destinadas aos alunos que cursaram parcialmente o ensino médio em escolas públicas, mas essa alteração se deu em decorrência do novo censo escolar, que alterou essa panorama nos três estados do Sul”, frisa. De acordo com o último Censo Escolar, no Rio Grande do Sul a porcentagem de alunos matriculados em escola pública é de 91%, no Paraná 89%, e em Santa Catarina 86%.

O Pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, observa que outra alteração para esse processo seletivo é nas vagas reservadas para quem cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas. “Neste processo seletivo, 2% das vagas serão reservadas a esse grupo. Essa alteração se dá em função do número de candidatos que optaram por essas vagas no último processo seletivo da instituição. Isso está previsto na resolução que aprovou a política de reserva de vagas da UFFS”, explica.

Ainda de acordo com o Pró-reitor, a UFFS permanece utilizando como requisito para concorrer as vagas que o candidato não zere em nenhuma disciplina na prova do Enem e nem tire menos que 300 na redação.

O período para inscrição no SiSU ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação. Acompanhe as novidades pela página da UFFS (www.uffs.edu.br) e pelas redes sociais: www.facebook.com/uffsonline e www.twitter.com/uffsonline.

O edital com todas as instruções está disponível AQUI. (na página da UFFS em www.uffs.edu.br > Boletim Oficial > Editais).

Confira os cursos e as vagas ofertadas pela UFFS no Processo Seletivo 2014.1 – SiSU:

Campus Cerro Largo (RS)

Agronomia (Bacharelado/Integral) – 50; Administração (Bacharelado/Integral) – 50; Ciências Biológicas (Licenciatura/Integral) – 60; Engenharia Ambiental (Bacharelado/Integral) – 50; Física

(Licenciatura/Noturno) – 30; Letras – Português e Espanhol (Licenciatura/Noturno) – 30; Química

(Licenciatura/Noturno) – 30;

Campus Chapecó (SC)

Administração (Bacharelado/Matutino) – 50; Ciência da Computação (Bacharelado/Matutino) – 50; Ciências Sociais (Licenciatura/Noturno) – 50; Enfermagem (Bacharelado/Integral) – 40; Engenharia Ambiental (Bacharelado/Integral) – 50; Filosofia (Licenciatura/Noturno) – 50; Geografia (Licenciatura/Matutino) – 30; História (Licenciatura/Matutino) – 50; Letras – Português e Espanhol (Licenciatura/Matutino) 30; Matemática (Licenciatura/Noturno) – 40; Pedagogia (Licenciatura/Matutino) – 50;

Campus Erechim (RS)

Agronomia (Bacharelado/Integral) – 50; Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado/Integral) – 50; Filosofia (Licenciatura/Noturno) – 50; Geografia (Licenciatura/Noturno) – 50; História – (Licenciatura/Noturno) – 50; Pedagogia (Licenciatura/Noturno) – 50; Ciências Sociais (Licenciatura/Noturno) – 50;

Campus Laranjeiras do Sul (PR)

Agronomia (Bacharelado/Integral) – 50; Ciências Econômicas (Bacharelado/Integral) – 50; Engenharia de Alimentos (Bacharelado/Integral) – 50; Engenharia de Aquicultura (Bacharelado/Integral) – 50; Interdisciplinar em Educação no Campo (Licenciatura/Integral) – 30;

Campus Realeza (PR)

Ciências Biológicas (Licenciatura/Noturno) – 40; Física (Licenciatura/Noturno) – 30; Letras – Português e Espanhol (Licenciatura/Noturno) – 30; Medicina Veterinária (Bacharelado/Integral) – 50; Nutrição (Bacharelado/Integral) – 40; Química (Licenciatura/Noturno) – 30;