• Compartilhe no Facebook

Major Agostini (Foto: Arquivo Pessoal)

Após dois anos à frente da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, em Palmas, Sul do Paraná, o major Diego Agostini deixará o comando da unidade. A solenidade de passagem de comando será realizada na próxima segunda-feira (14), às 10h, quando major Agostini entrega a função para o tenente-coronel Alex Evandro Ciotta.

Major Agostini assumirá novas funções no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

  • Compartilhe no Facebook

Tenente-coronel Ciotta comandará a 15ª CIA a partir de janeiro de 2019 (Foto:Arquivo/BelaVistaNews)

Por sua vez, o futuro comandante do Exército em Palmas deixará o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, em Caicó, no Rio Grande do Norte, onde estava lotado.

Subordinada à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada foi criada pela Portaria Ministerial Reservada N° 74, de 18 de Agosto de 1982. Conhecida como “Soberana dos Campos de Palmas”, é a única Unidade de Engenharia da Força Terrestre na região.

A sua instalação ocorreu em 1° de janeiro de 1983, no quartel do extinto 2° Esquadrão Independente de Cavalaria.

Ao longo de sua existência, a unidade cumpriu diversas atividades no contexto da missão geral do Exército Brasileiro, missões de apoio de engenharia às Unidades da Brigada, missões de Garantia de Lei e de Ordem e apoio à Defesa Civil.

Integrantes da Companhia participaram com destaque em missões no exterior como a UNAVEM, missão de paz da ONU em Angola e a MINUSTAH no Haiti, além de missões de Pacificação no Rio de Janeiro e eventos no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.