Três consórcios manifestaram interesse em realizar a construção da nova ponte sobre o Rio Chopim, na PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas. Na manhã desta terça-feira (14), foi realizada, em Curitiba, a abertura das propostas apresentadas pelas empresas no processo licitatório promovido pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná).

Na oportunidade, foram apresentadas as propostas do Consórcio Rio Chopim, composto pelas empresas Itaúba Incorporações e Via Arte Construtora, com valor de R$ 6.070.563,07, do Consórcio DT Rio Chopim, constituído pela Traçado Construções e DP Barros Pavimentação, com valor de R$ 7.333.709,10, e do Consórcio Rio Chopim, formado pela Legnet Engenharia e Serra da Prata LTDA, com valor de R$ 6.109.753,23.

Durante a sessão de abertura dos envelopes, o representante do primeiro consórcio apresentou contestações a respeito dos documentos apresentados pelos demais concorrentes. De acordo com a Comissão de Julgamento responsável pelo processo licitatório, será realizada uma análise das propostas apresentadas e então, o resultado final da licitação será publicado pelo DER.

Em setembro de 2019, o Departamento publicou edital de licitação para a construção da nova ponte sobre o Rio Chopim, na PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas. O valor estimado para a obra, inicialmente era de R$ 7,1 milhões, recursos oriundos do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No entanto, a licitação sofreu um pedido de impugnação por uma das empresas participantes do certame, sendo suspensa pelo departamento e reaberta no final de dezembro, com valor máximo de R$ 7,4 milhões.

O processo licitatório realizado em janeiro de 2018 para as obras de pavimentação da rodovia, não contemplava a construção da nova ponte. Conforme o projeto, a nova ponte terá 14,15 metros de largura e 123,9 metros de extensão. A empresa vencedora do processo licitatório terá um prazo de oito meses, após a emissão da ordem de serviço, para a conclusão da obra.

De acordo com o edital, a nova estrutura será constituídas por vigas pré-moldadas, com vãos de 39,20m cada, encerrando o comprimento total de 123,90 m, além das lajes de aproximação.

Com 14 metros de largura, a nova ponte contará com passagem para pedestres, faixa dupla para tráfego de veículos e acostamentos nos dois lados da via.