O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná vem implantando um projeto pioneiro em todo o Brasil: a construção de Fóruns Eleitorais no Interior do Estado. Os Fóruns Eleitorais proporcionam um atendimento mais ágil e eficaz ao eleitor, que aguarda a emissão do seu título com conforto e por poucos minutos.

A fim de melhorar a logística de atendimento aos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), irá construir em São João um Fórum Eleitoral para abrigar as novas sedes das Zonas Eleitorais.

O Fórum Eleitoral em São João terá uma área aproximada de 250 m², dividido em três módulos e será constituído de:
– Central de Atendimento ao Eleitor com uma área de 80 m² e infraestrutura adequada com longarinas para espera, impressora e painel de senha para o atendimento;
– Depósito para armazenagem das Urnas Eletrônicas com área de 43 m², equipado com estruturas metálicas para a organização e conservação de até
336 Urnas Eletrônicas;
– Dependências do Cartório Eleitoral com área de 40 m²;
– Gabinete para o Juiz Eleitoral com uma área de 12,25 m²;
– Sala para realização de Audiências com uma área de 12,25 m²;
– Copa com área de 9,50 m²;
– Depósito de Materiais de Limpeza com área de 3,50 m²;
– Depósito com área de 9,50 m²;
– Banheiro para Público Externo com acessibilidade para os portadores de necessidades especiais medindo 7,10 m²;
– Banheiro para Juiz e Servidores com área de 5 m²; e
– Circulação e Área Coberta medindo 27,9 m².
O terreno para a construção do prédio foi doado pela prefeitura com o apoio da câmara municipal. As obras serão realizadas com recursos do orçamento da União e de emendas apresentadas por parlamentares e deve ser concluída em tempo médio de seis meses.

O valor estimado para contratação das obras, para o ano de 2014, conforme o valor referencial do SINAPI é de R$ 400.000,00 e mais R$ 50.000,00 para a aquisição de móveis e equipamentos.