Esta é a última semana para os eleitores de Palmas e Coronel Domingos Soares, Sul do Paraná, realizarem o cadastramento biométrico. Até a tarde de terça-feira (12), 27.856 (72,8%) dos 38,2 mil votantes da Comarca passaram pela revisão de dados realizada pela Justiça Eleitoral. O prazo se encerra às 18h da próxima sexta-feira (15).

Individualmente, em Palmas já foram 23.766 revisões, o que equivale a 72,7% do eleitorado do município, que, segundo o TRE totaliza 32,6 mil. Já em Coronel Domingos Soares são cerca de 76,6% com cadastros revisados, em torno de 4,1 mil dos 5.565 eleitores registrados no município.

Durante esta semana, a finalização dos trabalhos está sendo acompanhada pelo representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcos Daniel Nicola. Segundo ele, os números alcançados pela Comarca são satisfatórios, mas incentiva aos eleitores que ainda não realizaram o cadastramento, para que procurem o Cartório. “Sempre lembramos que quem não fizer (o cadastramento) tem o título de eleitor cancelado, ficando impossibilitado de assumir cargos públicos, realizar matrículas em instituições públicas de ensino, tomar empréstimos em bancos públicos”, salienta.

O Chefe de Cartório da 32ª Zona Eleitoral, André Luís Matias, reforça que não haverá prorrogação de prazos, sendo os trabalhos da biometria finalizados na sexta-feira. Na sequência, toda a estrutura montada para o trabalho na Comarca será transferida para outros municípios, que iniciarão o cadastramento até março de 2018, quando o TRE espera atingir 85% de todo o eleitorado do Paraná.

O Cartório Eleitoral atende, até a próxima sexta-feira, das 08h30 às 18h, sem fechar para almoço. Para a revisão biométrica o eleitor deve portar documento oficial com foto e comprovante de residência. O serviço de agendamento também está em funcionamento durante esta semana.