Jovens que nasceram em 2001, ou seja, que completam dezoito anos até o final de 2019, devem realizar o alistamento militar. O prazo acaba no dia 30 de junho. O procedimento pode ser feito pela internet no www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar.

Para fazer o procedimento online é preciso ter CPF. Caso não tenha o documento, basta o jovem levar a certidão de nascimento ou identidade, mais o comprovante de residência pessoalmente na Junta mais próxima da sua casa. Em Francisco Beltrão, o prédio fica junto à Rodoviária Municipal, e o horário de atendimento ao público até dia 19 de junho, é das 08:00hs às 11:30hs, a partir desta data será o dia todo.

“O jovem que não fizer o alistamento até o dia 30, estará sujeito a multa por se apresentar fora do prazo. Além da multa, ficará irregular com o governo federal, não podendo tirar passaporte, assumir concursos públicos, matricular -se em instituição de ensino federal e até mesmo tirar a carteira de trabalho”, destaca o secretário da Junta de Serviço Militar de Francisco Beltrão, Altamir Rohden. Ainda segundo ele, se perder o prazo, o jovem precisa regularizar a situação o mais breve possível, isso só será possível pessoalmente na Junta, a opção online não permitirá a regularização.

Quanto a comprovação da Situação Militar, Altamir explica que conforme previsto em lei, a obrigação inicia dia 1º de janeiro do ano em que o jovem completa 18 anos e vai até 31 de dezembro que completará 45 anos. A partir daí ele estará ‘desobrigado’, não havendo mais necessidade da comprovação.

Após o alistamento, os jovens aptos ao serviço militar poderão ser convocados para o exército, a marinha ou a aeronáutica.

Confira a matéria na íntegra: