A psicóloga Dilma Schirr, apresenta todas as quintas o quadro de orientação “Conhece-te a Ti Mesmo”. O questionamento da última quinta (07), é de uma mãe que tem dois filhos, o mais velho, um menino, é extremamente tímido, e a mais nova é totalmente diferente, é ousada, comunicativa, extrovertida. A mãe questiona a psicóloga “Como se explica isso Dilma? Como podem ser tão diferentes? ”

Dilma Schirr, iniciou esclarecendo. “Normalmente os pais se questionam: Eu crio igual! Como pode, o mesmo pai, a mesma mãe, o mesmo ambiente e os filhos serem tão diferentes? A resposta é não. Ninguém cria igual e ninguém é igual a ninguém”, afirmou.

O renomado psicólogo Daniel Goleman, é citado pela psicóloga para comentar sobre temperamento. “Ele relata experiências muito interessantes de alguns autores, os quais estudam crianças desde o nascimento até os 14 anos. Segundo eles, uma criança já vai apresentando seu temperamento no berço. A criança tímida vai se apresentar mais irritada, nervosa, inquieta no ambiente em casa. Quando for para a escolinha vai ter um comportamento mais retraído, ficar na observação, evitar o contato. Para essas crianças é muito importante delicados enfrentamentos, fazer uma pressão delicada e não forçar, não obrigar”, detalhou.

Dilma comenta a importância de o adulto auxiliar na interação da criança no meio social. “É na interação que a criança vai ganhando confiança para sair da sua zona de conforto ou da sua timidez. Quanto mais tarde uma criança é estimulada nas relações sociais, pior para ela na timidez. Então, se ela vai para a escolinha com 2 ou 3 anos ou antes, ela vai ter outros recursos que aquele que ficou em casa não vai ter.  Esse estímulo é muito importante para a criança tímida. Uma vez tímido um temperamento, o adulto também vai continuar tímido, mas ele vai enfrentar as situações. Será aquele adulto que ao entrar em um ambiente social, vai observar tudo antes de interagir”, complementa.

Confira o quadro na íntegra:

http://radioondasul.com.br/quadros/2016/07/07/temperamentos-divergentes-na-infancia-07072016/

Mande sua pergunta para ser respondida na próxima quinta-feira, durante o quadro Conhece-te a Ti Mesmo:

www.radioondasul.com.br

(46) 3524 7760 ou WhatsApp (46) 9933 6321