Na próxima sexta-feira (25) a Cooperativa Iguaçu de Prestação de Serviços (Cooperiguaçu) estará realizando em Palmas, sul do Paraná, um encontro de todos os seus técnicos que atuam em oito municípios da região no atendimento a agricultores assentados pelo INCRA. Na oportunidade será avaliado e discutido sobre os trabalhos a contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, que foram contratados, no final de 2013, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA.

Conforme o Coordenador Técnico da cooperativa, José Adelar Dietrich, atualmente são  atendidas pelo núcleo local, 1660 famílias que vivem n os 35 assentamentos do INCRA nos municípios de Bituruna, Candói, Coronel Domingos Soares, General Carneiro, Honório Serpa, Mangueirinha, Palmas e Pinhão.

Informou que o  programa visado assegurar de forma continuada e integral os serviços de assistência técnica e extensão rural tornando as propriedades  com base na agricultura familiar estruturadas,  contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável. São adotadas  medidas baseadas no princípio da agroecologia. Por outro aspecto, a equipe orienta para novas ações de gestão das propriedades contribuindo para a construção da cidadania e emancipação das famílias assentadas.